Erros de e-mail que fazem de você pouco profissional
The Muse
9 de setembro de 2019
iStock
Como a ferramenta costuma ser a maneira mais comum de se comunicar com um cliente, chefe ou colega de trabalho, é imperativo acertar
Resumo:
Quando usada da maneira correta, a comunicação por e-mail é eficiente, simples e economiza tempo;
Erros de falta de atenção podem ser decorrentes da rapidez com que as tarefas são realizadas. Priorize qualidade à quantidade;
Não esqueça de anexar arquivos e não se estenda nas conversas por e-mail sem necessidade.
Como muitos de vocês, não me lembro de uma vida profissional (muito menos pessoal) em que não me correspondi por e-mail. Na maioria das vezes, é uma maneira eficiente e simples de se comunicar e, quando usada corretamente, economiza tempo, atende às demandas e promove conexões. Não acredito que poderia viver sem ele.
Infelizmente, com a facilidade do e-mail e a rapidez com que muitos de nós estamos acostumados a enviar, encaminhar ou responder, há alguns obstáculos, se você deixar a desejar. Tenho pouca tolerância para falta de atenção, como erros ortográficos (a maioria dos programas alerta você para esses equívocos de digitação com uma linha vermelha ondulada) e dizer que vai copiar alguém e esquecer. É amador. (Em todo caso, perdoo minha mãe por ocasionalmente enviar mensagens em maiúsculas.)
Como a ferramenta costuma ser a maneira mais comum de se comunicar com um cliente, chefe ou colega de trabalho, é imperativo acertar. E não apenas para os defensores da formalidade por aí, mas por você -é horrível quando o destinatário não compreende sua mensagem, porque ele ou ela se concentrou em um erro (evitável). Hoje, um equívoco de digitação diminui a credibilidade perante um colega de trabalho; amanhã, pode muito bem fazer você perder uma oportunidade de emprego oferecida por um profissional que você conheceu em uma conferência.
Veja, na galeria de imagens a seguir, três erros incrivelmente básicos que fazem você parecer pouco profissional: