“O trabalhador realmente eficiente não apinha seu dia com trabalho, mas divaga por suas tarefas com uma grande aura de facilidade e lazer”, diz Henry David Thoreau.
Provavelmente, você não está acreditando muito nesta citação, mas prometo que é verdade. Se você é como a maioria das pessoas, está acostumado a se apressar, correr e a ser multitarefas, confiante de que esta é a única maneira de alcançar seus objetivos. Se sua vida hoje faz com que você faça malabarismos com várias atividades ao mesmo tempo para conseguir concluí-las, você poderia ser um das milhões de pessoas que acredita que essa estratégia é essencial para sobreviver em uma cultura que espera que você troque pneus rodando 120 quilômetros por hora.
Divagar é um bom remédio, contra-intuitivo, mas verdadeiro
Embora você ache que ser multitarefa é essencial para ter maior produtividade, os especialistas discordam. Eles dizem que lidar com e-mails, telefonemas e mensagens de texto ao mesmo tempo, realmente inibem sua capacidade de se concentrar e produzir. Isso fatiga seu cérebro e ofusca sua capacidade de interagir com os outros e aproveitar o momento presente. De longe, uma pessoa multitarefa parece produtiva e ocupada, mas não acredite em tudo que vê. Os cientistas dizem que uma explosão inicial de aumento de horas de trabalho pode aumentar a produtividade, mas com o tempo, essas longas horas acabam a diminuindo. E uma semana de trabalho de 80 horas pode levar a burnout em menos de um mês.
A ciência é simples
Pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que, quando você faz várias coisas ao mesmo tempo, na verdade, está forçando seu cérebro a se concentrar diferentemente a cada mudança de tarefa, reduzindo a produtividade em até 40%. A multitarefa não só prejudica a produtividade, como também neutraliza a eficiência e a qualidade do resultado, criando vários projetos incompletos que podem deixar você sobrecarregado e estressado.
Estudos da Universidade de Stanford confirmam que pessoas muito multitarefas têm problemas em concentrar e excluir informações irrelevantes, criando maior estresse. Em um esforço para lidar com a sobrecarga da multitarefa prolongada, os cientistas dizem que seu cérebro é religado, causando um raciocínio fraturado, falta de concentração e fadiga cerebral. Como resultado, os multitarefas levam mais tempo para alternar entre deveres e são menos eficientes em lidar com problemas.
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Seu cérebro fatigado pela decisão
Em algum momento, talvez você precise executar mais de uma atividade por vez. Mas tornar a multitarefa um padrão desgasta o cérebro. Cientistas descobriram um fenômeno conhecido como fadiga da decisão. Seu cérebro fatigado pode tomar decisões diferentes das que você faria depois de descansado. Quanto mais você realiza tarefas múltiplas e mais escolhas faz, mais difícil é para o seu cérebro tomar decisões simples: o que vestir, onde comer, quanto gastar ou como priorizar projetos de trabalho? A fadiga cerebral pode levar a atalhos, como a não verificação completa de um e-mail importante ou a exclusão de uma tomada de decisão com sua equipe. E isso pode causar você ter menos colegas de trabalho, comer fast food em vez de refeições saudáveis e abrir mão dos exercícios físicos.
Dicas para prevenir a fadiga mental e criar um cérebro mais feliz
É um paradoxo, mas quanto mais você divagar, em vez de fazer tudo com velocidade, mais produtivo, eficiente e bem-sucedido se tornará. Veja na galeria a seguir oito dicas para ajudá-lo a frear a multitarefa, permanecer produtivo e evitar fritar o seu cérebro:
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Getty Images 1. Não permita que e-mails e mensagens de texto interrompam uma tarefa. Você manterá seu nível de estresse mais baixos assim.
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Getty Images 2. Delegue as tarefas quando possível. Você terá menos trabalho e mais tempo para se concentrar em uma coisa de cada vez.
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Getty Images 3. Faça menos tarefas simultâneas e diminua o ritmo. Ir devagar pode realmente catapultar sua felicidade, bem-estar e sucesso. Lembra das fábulas de Esopo? A tartaruga –não a lebre– venceu a corrida.
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Getty Images 4. Priorize as tarefas mais importantes, uma de cada vez, e termine um grande projeto antes de iniciar outro. É menos provável que você fique sobrecarregado.
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iStock 5. Evite pular de uma tarefa para outra tarefa, anote-a para não esquecê-la e retorne a ela depois de concluir seu projeto atual. Você terá melhor foco e concentração.
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Getty Images 6. Traga sua atenção para o momento presente de vez em quando, observe o que está ao seu redor e respire. Isso é chamado de consciência de mente aberta. Você ficará menos estressado, mais produtivo e bem-sucedido a longo prazo.
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Getty Images 7. Divague pelas suas tarefas e realize uma de cada vez para manter os relacionamentos vivos. A pressa e a multitarefa bloqueiam conexões importantes com colegas e entes queridos. Divagar no tempo presente permite que você se envolva com as pessoas ao seu redor.
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Getty Images Cante, dance, faça ioga ou dê uma caminhada ao ar livre
O ato de se mover pode o ajudar a pensar positivamente, ativando endorfinas que são como um analgésico para a sua mente. Isso pode reduzir o estresse, melhorar o sono, diminuir a percepção da dor, aumentar a autoestima e diminuir a depressão. Então, dê play na sua música favorita e divirta-se.
1. Não permita que e-mails e mensagens de texto interrompam uma tarefa. Você manterá seu nível de estresse mais baixos assim.
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