Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / Motor: no país do futebol, investir em automobilismo é um golaço

Motor: no país do futebol, investir em automobilismo é um golaço

Com o tema sob os holofotes, Band celebra sucesso comercial e aumento de 25% de audiência aos domingos

Letícia Datena
18/02/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Duda Barrios
Duda Barrios

Bastidores do trabalho da Band com Felipe Massa na pista

Com a volta do “Show do Esporte” no final de 2020, a TV Bandeirantes precisava de conteúdo esportivo para preencher as dez horas de transmissão da atração dominical. Neste cenário, o automobilismo encontrou um terreno fértil para conquistar um espaço importante na programação da emissora, que volta a ser conhecida como o “canal do esporte”.

Por outro lado, a Stock Car estava passando por um processo de reformulação sob o comando de um novo CEO, Fernando Julianelli, no qual um dos objetivos era voltar a ter um espaço regular em transmissões de televisão aberta. Dessa maneira, a maior categoria do automobilismo nacional, junto com a Copa Truck, que também estava sob o comando da Vicar na época, foram as primeiras competições de automobilismo confirmadas para 2021.

Motor: Carros, gastronomia e um olhar para o futuro

O próximo anúncio importante para a grade do canal foi o da vinda de um dos mais reconhecidos comentaristas de automobilismo do Brasil, Reginaldo Leme. “Eu fui chamado quando a Band adquiriu os direitos da Stock Car. E estava, ali, iniciando uma nova fase da minha vida. A Band se propôs a ser parceira em tudo o que fizesse, em meus negócios, do meu anuário AutoMotor, este ano completando 30 anos de existência, parceira em meu canal de Youtube, da minha conta de Instagram. Isso significou uma nova realidade, que eu encarei como se estivesse começando de novo a carreira”, comentou o jornalista, que deixou o grupo Globo em 2019.

No entanto, enquanto os preparativos para o início das transmissões estavam sendo feitos, uma nova oportunidade, que viria a ser um divisor de águas mais tarde, surgiu. “O primeiro contato com a Fórmula 1 foi em fevereiro de 2021”, conta Denis Gavazzi, diretor de esportes do Grupo Bandeirantes. A conversa com a principal categoria do automobilismo mundial começou por intermédio de Márcia Sintra, na época conselheira da F1 em negócios com o Brasil, e evoluiu rapidamente de maneira que um acordo fosse concretizado.

“As negociações demoraram um pouco mais, mas o acordo em si foi fechado em uma semana”, diz Gavazzi. Dessa maneira, a TV Bandeirantes transmitiu todos os treinos e corridas do calendário 2021. “O único treino que não transmitimos foi o que aconteceu no dia da morte da cantora Marília Mendonça”, conta o líder do departamento esportivo, explicando que a urgência do assunto ocasionou a alteração da programação original.

Contudo, com exceção da Fórmula 1, que atrai seguidores do mundo inteiro mesmo que não sejam aficionados por automobilismo, a emissora se deparou com um desafio importante ao longo de 2021: atrair a audiência do grande público para o esporte a motor. “Começamos a mostrar para o telespectador da Bandeirantes essa turma toda que está na Stock Car, os pilotos mais conhecidos pelo público como Rubinho, Massa, Tony Kanaan, Nelsinho Piquet. Além de, claro, aquela turma que já está lá há muito tempo”, explica Denis, ao contar que a estratégia foi utilizada também com outras categorias como o Rali dos Sertões e a Porsche Cup.

Já no caso da Fórmula 1, o caminho foi ampliar a cobertura do evento em televisão aberta. “O nicho da Fórmula 1 é gigante. Então acho que conseguimos trazer, não só pessoal que é apaixonado pela F1, mas também aqueles que haviam parado de assistir a F1”, conclui Gavazzi. Portanto, ao mesmo tempo que o aumento de exposição beneficia a organização do campeonato, também agrada ao público, que há tempos não via um pré e pós corrida tão completos nas transmissões nacionais.

“A Band, de fato, abraçou o esporte a motor”, diz Reginaldo Leme. “Hoje, todos os dias a gente ouve as pessoas dizerem que voltaram a gostar da F1 e da amplitude da nossa cobertura. O amante do automobilismo é uma pessoa exigente em termos de conhecimento e quer ver o antes e o depois de cada corrida. A Band está dando o que o torcedor quer. E o resultado disso é trazer de volta aqueles que tinham deixado de ver com regularidade. E não apenas isso. Ouço as pessoas dizerem também que os filhos, crianças, começaram a se interessar pelo automobilismo”, completa.

Sob a perspectiva da Stock Car, Fernando Julianelli afirma que, ao contrário do que se pode imaginar, estar na mesma grade de programação da F1 traz muitos benefícios. “A audiência está acostumada a ir para aquele endereço para consumir corridas, então a gente vê com bons olhos”, analisa o CEO.

Do ponto de vista comercial, investir em automobilismo foi definitivamente um acerto da Band. “As audiências de domingo subiram na casa dos 25% e, hoje, a receita vinda da plataforma do automobilismo dentro da receita total de esporte é quase que 50%”, conta Cris Moreira, diretor geral de comercialização no Grupo Bandeirantes. A resposta positiva do mercado mostra que o esporte a motor veio para ficar por muito tempo na grade da Band, tanto pelas transmissões de campeonatos importantes, como através de programas mais voltados para o entretenimento, como o Acelerados, comandado por Rubens Barrichello e o Automais, programa exibido aos domingos no BandSports.

Letícia Datena é jornalista de esportes há oito anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • automobilismo
  • Letícia Datena

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • Brasil Vai Exportar Farelo de Milho e Mais Produtos Avícolas para China

  • Brasil Vai Ampliar Produção de Açúcar em 2025/26

  • BNP Paribas Eleva Estimativas de Crescimento do PIB Brasileiro para 2025 e 2026

  • Moagem de Cana e Produção de Açúcar e Etanol Despencam no Centro-sul

  • EUA Planta Mais e Deve Aumentar a Oferta de Milho no Mundo em 2026

  • Acordo entre Eua e China Pressiona Prêmios da Soja no Brasil

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.