No ponto: Xerox ou xérox?

8 de abril de 2022

Xerox ou xérox? Descubra a forma correta de escrever e de falar

Xerox ou xérox? Como você fala? E, se fala, usa com artigo masculino ou feminino? Há quem diga que xérox é mais chique, mais sofisticado. Faça uma xérox para mim? Questão de gosto.

Mas vamos ao que interessa. Xerox foi o nome da primeira máquina fotocopiadora, lançada em 1949, nos Estados Unidos. Esta chegou ao Brasil em 1965. Daí foi um pulo para o nome xerox se tornar uma metonímia.

LEIA TAMBÉM: No Ponto: Dia primeiro ou dia um de abril?

Caso você não se lembre, a metonímia (do tipo marca pelo produto) ocorre quando um produto fica tão famoso que nós passamos a chamá-lo pelo nome da marca. É o caso da moto aquática jet ski, do achocolatado Nescau, das hastes flexíveis com algodões nas pontas cotonetes, da palha de aço Bombril. Ou seja, Xerox, que é uma fotocópia, tornou-se assim por causa do nome da máquina.

Quanto às formas corretas de falar e de escrever, saiba que os nossos dicionários permitem tudo: xérox, tal qual a pronúncia em inglês, e xerox, a forma aportuguesada. As duas pronúncias e os dois modos de escrever (com e sem acento) estão corretíssimos, e essas duas palavras podem ser tanto masculinas quanto femininas. Não há como errar.

Mas, caso você seja “old school”, talvez prefira falar fotocópia. Fica a seu critério.

Até semana que vem.

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.