A capacidade genuína de ampliar a solidez nos negócios

10 de abril de 2023
Getty Images

Os novos empresários devem usar tecnologias como inteligência artificial nos negócios?

Fazer uma leitura do mercado como um todo exige muito mais do que experiência, conhecimento aprofundado, habilidades e capacidades intrínsecas à área em que atuamos. Para além de toda essa bagagem, certamente, de extrema relevância, precisamos buscar uma percepção 360 graus que remeta a elementos vitais para dar solidez ao negócio, seja qual for o segmento de atuação.

Nesse cenário, fazer uso pertinente e adequado dos muitos recursos proporcionados pela Inteligência Artificial (IA)
e de outras tecnologias seguras é o mais ponderável possível para conquistar resultados concretos e corrigir rotas.

Sem dúvida, alavancar frentes de negócios a partir da aplicação dos avanços tecnológicos vai direcionar seu planejamento para preencher a lacuna entre as necessidades dos clientes e os recursos que são utilizados. Investir em tecnologia trará todo o conhecimento e conexão com o presente e o futuro para oferecer produtos e serviços mais inovadores e com um custo-benefício que vale a pena o investimento.

A automação, por exemplo, está cada vez mais presente em todos os ambientes que frequentamos, seja no comércio, como em restaurantes, shoppings centers, exposições, cinema, parques e outra infinidade de locais. São ferramentas que agilizam os processos, tornando-os mais eficientes e econômicos. É possível identificar o êxito e enxergar na tecnologia o poder transformador de novos métodos. Serão visíveis a conveniência e o dinamismo proporcionados com a aplicação correta da análise de dados que a tecnologia permite e devolve em velocidade e celeridade que precisamos ter em nossa linha de negócios.

E por falar em análise de dados, temos visto como isso simplificou a comunicação com os clientes, o fenômeno do Big Data e cloud computing tem rompido barreiras quase intransponíveis nos mais diversos setores dentro de uma empresa e gerando uma economia significativa, além, é claro, de auxiliar nos serviços voltados para o cliente. O impacto, sobretudo, é no aumento da disponibilidade e no menor custo de aquisição de volumes de dados. É tangível avaliar riscos, adotar novas táticas e entender comportamentos dos clientes.

À medida que novas ferramentas tecnológicas surgem, é natural que os consumidores passem a confiar mais em transações digitais. Diante dessa realidade, vale se jogar e avançar mais nesse universo que só tem a contribuir para a solidez de seu negócio e, assim, vamos encontrar a combinação ideal e complementar da atuação humana à tecnologia. Continuarão a trilhar essa jornada bem-sucedida aqueles que se permitirem usufruir de recursos inovadores antevendo o futuro que está aí. As empresas que estabelecerem estratégias ousadas irão acelerar a lucratividade e se tornarão mais competitivas, fortalecidas e com musculatura para navegar em mares vigorosos.

*Marcelo Ciasca é CEO da Stefanini Brasil, referência em soluções digitais.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.