Uma noite de sonhos e ambições: minha primeira experiência no Gala Endeavor Global

20 de dezembro de 2023
Getty Images

O Gala Endeavor Global foi um evento de muitos aprendizados para uma empreendedora como eu, morando há 10 anos no Vale do Silício, onde noites como essa não fazem parte da cultura local.

Nova York não é estranha ao brilho e glamour dos jantares de gala prestigiosos que definem o calendário social da cidade. O Gala Anual Endeavor Global é um testemunho da tradição de eventos que reúnem a nata da elite mundial. Este encontro exclusivo, reservado para 500 convidados seletos, hospeda uma mistura de empreendedores, mentores e investidores, criando uma extravagância de networking que incorpora o espírito dos eventos sociais de alto nível da cidade. Foi um perfeito evento na definição de network profissional. Todos que ali estavam são pessoas atuantes no ecossistema de tecnologia, inovação e business.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Como mulher, brasileira e estreante no Gala Endeavor deste ano, a expectativa era ainda maior com o convidado de honra de 2023: David Velez, o visionário fundador e CEO da Nubank, a startup brasileira mais bem-sucedida com uma avaliação impressionante de US$ 40 bilhões. A noite se desenrolou com David participando de uma entrevista intimista e descontraída, conduzida por Martin Escobari, o Vice-Presidente da General Atlantic, uma firma de capital de risco de considerável influência no mundo dos negócios. Notavelmente, Velez, agora um jovem bilionário, assinou o pacto Giving Pledge e estabeleceu uma fundação dedicada a investir na educação em toda a América Latina, se comprometendo a doar em vida 99% do seu capital.

Leia também:

O destaque da noite, no entanto, foi conhecer alguns dos recém-nomeados Empreendedores da Endeavor de 2023. Entre eles, Rafael Stark, um dínamo de 35 anos, roubou a cena. Quando perdeu o pai para um câncer agressivo na adolescência, Rafael sentiu o peso da responsabilidade. Natural de Goiânia, ele saiu de casa para cursar o ensino superior no ITA. Logo que chegou lá, precisou custear seus estudos e, com isso, aprendeu sozinho a programar para poder criar e vender softwares. Rafael tinha tanta demanda que criou um software house e em menos de cinco anos, decidiu usar sua experiência para criar sua própria empresa de tecnologia, uma jornada que hoje se chama Stark Bank, um banco B2B nascido em 2018 que gera uma receita na casa dos sete dígitos. Sua história é de resiliência, ambição e determinação – um verdadeira inspiração para empreendedores em todo o mundo.

Stark personifica a essência de um fundador técnico com uma trajetória de crescimento vertiginoso e sem concorrentes à vista, com uma ambição indomável e humildade genuína de quem reconhece que está ‘apenas começando’, seu sonho audacioso de adquirir o JP Morgan fala sobre a ambição ilimitada, que alimenta o empreendedor brasileiro mais promissor de nosso tempo.

Foi uma noite de muitos aprendizados para uma empreendedora como eu, morando há 10 anos no Vale do Silício, onde noites como essa não fazem parte da cultura local. O Gala Endeavor Global foi mais do que um evento; foi uma celebração de histórias de triunfo, sonho e resiliência. Desde o compromisso filantrópico de David Velez até a jornada de superação de adversidades de Rafael Stark, a noite encapsulou o espírito do empreendedorismo. Ao sair do local, não pude deixar de me sentir inspirada por todos aqueles que conheci, sabendo que esse Gala havia acendido uma chama que continuaria a brilhar intensamente nos corações de empreendedores, tanto experientes quanto novatos, por muitos anos.

Iona Szkurnik é fundadora e CEO da Education Journey, plataforma de educação corporativa que usa inteligência artificial para uma experiência de aprendizagem personalizada com o maior portfólio de conteúdos do mercado. Com mestrado em Educação e Tecnologia pela Universidade de Stanford, Iona integrou o time de criação da primeira plataforma de educação online da universidade. Como executiva, Iona atuou durante oito anos no mercado de SaaS de edtechs no Vale do Silício, onde mora até hoje. Iona é também cofundadora da Brazil at Silicon Valley, fellow da Fundação Lemann, mentora de mulheres e investidora-anjo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.