“Mais investimentos em áreas que fortalecerão a expansão para PC, dispositivos móveis e serviços ao vivo, essa é definitivamente uma possibilidade para nós”, disse Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studios, em entrevista à Reuters, sem fornecer mais detalhes.
A Sony, cujos estúdios são conhecidos por jogos de console ‘single player’ (para um jogador) como “Spider-Man” e “God of War”, delineou planos ambiciosos de lançar títulos para PC e dispositivos móveis e oferecer games de serviço ao vivo (‘live service games’), que fornecem contínua atualização.
Outros investimentos incluem a compra de uma participação minoritária na desenvolvedora japonesa FromSoftware, cujo jogo de ação no formato RPG “Elden Ring” vendeu mais de 16,6 milhões de unidades.
A Sony também está produzindo um número crescente de adaptações de games, como o filme “Uncharted” neste ano, que arrecadou mais de 400 milhões de dólares em todo o mundo, e uma série de TV baseada na franquia “The Last of Us”, de seu estúdio Naughty Dog, que será lançada na HBO no próximo ano.
Aspecto diferencial
Dado o escopo da transformação visada pelo negócio de games da Sony, os analistas esperam mais aquisições do grupo.
A força da rede de estúdios do PlayStation atraiu elogios como um diferencial importante em relação à fabricante do Xbox, a Microsoft, que está tentando comprar a Activision Blizzard em uma operação de 69 bilhões de dólares.
O chefe de games da Sony, Jim Ryan, chegou a levantar objeções à operação diante do potencial impacto do mega-negócio nos usuários do PlayStation.
“Se a Sony conseguir replicar o que fez com experiências single player, mas (com) experiências multijogador em diferentes plataformas, no PC, em consoles e talvez até nos celulares” será impossível prever o resultado, disse Toto, da Kantan Games, apontando para o sucesso de jogos online como Fortnite, da Epic Games.
Os estúdios internos da Sony também estão desenvolvendo títulos para a próxima geração dos óculos de realidade virtual PlayStation VR2, que devem ser lançados no início do próximo ano.
Enquanto “Horizon Forbidden West”, lançado em fevereiro, é “um mundo aberto e isso não é necessariamente muito adequado para um jogo PSVR2”, a Sony está projetando títulos “sob medida” para o sistema, como “Horizon Call of the Mountain”, afirmou Hulst.