“Marketing é sinônimo de crescimento sustentável”, diz o CMO da Mondeléz

Apresentado por
22 de junho de 2023
Victor Affaro

Álvaro Garcia, da Mondelez, diz que entre suas funções estão as provocações

Na Mondeléz e à frente do marketing, o desafio do paulistano Álvaro Garcia, de 47 anos, é imenso: posicionar de forma inovadora um portfólio com oito categorias de marcas que fazem parte da rotina dos brasileiros há anos, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras.

Álvaro faz parte da lista Forbes Melhores CMOs do Brasil, destacando 10 talentos que conseguiram traduzir o espírito do nosso tempo à frente de posicionamentos e ações de marketing vitoriosas. São executivos que ajudam a valorizar ainda mais as poderosas marcas que representam. Entre elas estão Mondelēz, Pespico, Notco, Nestlé, Smiles, Boticário, GM, Mastercard, Reckitt e Vivo.

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Desde 2020 como CMO da multinacional, ele lidera campanhas e estratégias para fazer crescer as vendas e o engajamento da companhia. “Nosso propósito é entender como colocar os produtos na rotina dos consumidores nos momentos certos, e de uma forma relevante”, conta o executivo. “Muitas vezes, a mesma pessoa acaba navegando por diversas marcas ao longo do dia, uma vez que oferecemos snacks para todas as ocasiões.”

Atualmente, a Mondeléz está presente em 150 países ao redor do mundo. A receita líquida da companhia de alimentos, em 2021, foi de cerca de US$ 28,72 bilhões. Para isso, ele e seu time, formado por mais de cem pessoas, contam com todo o apoio da tecnologia, sem nunca deixar de lado a importância da interação humana. Precisam fazer um exercício diário para que todas as frentes andem de mãos dadas.

“Quanto mais a tecnologia entra em nossa vida, mais ficamos exigentes, querendo ter relações mais humanizadas e menos genéricas.” A partir de tal reflexão, Álvaro propõe uma palavra que vai além do marketing. “Temos esses dois lados da moeda: tecnologia e empatia. Sempre falo que não é somente marketing, é ‘humaning’.”

Em tempos de redes sociais e voz dos consumidores ditando a movimentação do mercado com rapidez, há muito o que ser levado em conta na hora de pensar as estratégias de sucesso de cada marca. Com isso em mente, ele aposta em uma liderança inspiracional para alcançar bons resultados.

“Sou o cara que puxa a inspiração, a visão, que ajuda a direcionar para onde queremos ir. Gosto de desafiar as pessoas a pensar diferente. Não só o time, mas nossos parceiros também, como plataformas de internet e agências”, afirma o executivo. “Marketing é sinônimo de crescimento sustentável, e hoje é a área que tem de levar a empresa a buscar o caminho do crescimento, fazer provocações, liderar conversas estratégicas, trabalhar inovação.”

Formado e pós-graduado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, Álvaro tem uma longa carreira em marketing, inovação e vendas, e já passou por grandes companhias, como Kellogg, Diageo e Boticário. “Sou apaixonado por marketing e me vejo nesta área por muito tempo ainda. Marketing é sinônimo de crescimento sustentável, e hoje é a área que tem de levar a empresa a buscar o caminho do crescimento, fazer provocações, liderar conversas estratégicas, trabalhar inovação. Enfim, puxar a agenda da empresa inteira”, orgulha-se.

* A lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2023 foi publicada na edição 106 da Revista Forbes, que pode ser acessada por aplicativo ou na versão impressa.