Guru do marketing e CMO global da Mastercard fala sobre a “grande onda” da IA

8 de novembro de 2023

Raja Rajamannar: “As novas tecnologias estão nos fornecendo novas ferramentas e insights que podem nos ajudar a criar experiências de marketing mais relevantes e eficazes. Por outro lado, as novas tecnologias também estão criando um ambiente competitivo mais complexo”

Um dos maiores CMOs do mundo, segundo a Forbes USA, Raja Rajamannar, responsável pelo marketing global da Mastercard, esteve em São Paulo e falou com exclusividade à Forbes Brasil sobre tecnologia, em especial, inteligência artificial. Autor do livro “Quantum Marketing: Mastering The New Marketing Mindset For Tomorrow’s Consumers”, Raja defendeu, em 2021, que seus pares precisavam se preparar para um tsunami de novas tecnologias, caso não o fizessem, seriam engolidos por uma onda que apenas se formava.

Agora, em 2023, ele já enxerga esse tsunami de forma mais clara, materializado, principalmente pelo impacto que a IA generativa já causa. Segundo ele, não só os profissionais de marketing, mas a sociedade, se encontra no meio dessa onda. “Em três anos, ela vai quebrar e quem não se preparou vai se transformar em um dinossauro”, provoca o executivo. “Inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, wearables, drones, impressão 3D, 5G, telemedicina e projeção holográfica, dentre muitas outras tecnologias, imaginávamos que tudo isso potencializado e conectado mudaria de forma tão intensa nossas dinâmicas de negócios? Pois isso só vai se intensificar”, alerta.

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Nascido na cidade de Hyderabad, no Sul da índia, Raja se formou em tecnologia e engenharia química na Osmania University e terminou um MBA em negócios no Indian Institute of Management, em Bangalore. Chegou à Mastercard, em Nova York, em 2013, depois de uma passagem de alguns anos pelo Citi e incursões em várias empresas de tecnologia. Além de ser responsável pelo marketing da Mastercard no mundo, também é membro do conselho da World Federation of Advertisers and the Association of National Advertisers, uma das maiores associações de publicidade e marketing do mundo.

Forbes Brasil – O marketing tornou-se uma disciplina técnica e responsável pela absorção de muita tecnologia, quais as causas dessa mudança?
Raja Rajamannar – O novo mindset para o marketing é baseado na ideia de que os consumidores são sistemas complexos e interconectados. Eles são influenciados por uma variedade de fatores, incluindo seus valores, emoções e experiências. O marketing tradicional se concentrava em segmentar os consumidores por demografia e comportamento. No entanto, esse enfoque é limitado. Ele não leva em conta a complexidade dos consumidores modernos. O novo mindset para o marketing é baseado na teoria quântica. Essa teoria nos ensina que o mundo é composto de partículas e ondas, que estão constantemente interagindo umas com as outras.

FB – Como você enxerga o impacto da IA generativa para o mundo dos negócios?
Raja – A IA se tornará cada vez mais importante para o marketing e para os negócios. As empresas que não a adotarem ficarão para trás. A IA já é, e será cada vez mais, usada para criar experiências de marketing personalizadas para cada consumidor e automatizar tarefas, liberando os profissionais de marketing para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

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FB – Quais os principais desafios que os profissionais de marketing enfrentam ao adotar a IA?
Raja – A IA depende de dados para funcionar. Os profissionais de marketing precisam coletar e organizar dados de alta qualidade para serem capazes de usar a IA de forma eficaz. A IA é uma tecnologia complexa. Os profissionais de marketing precisam aprender sobre IA para serem capazes de usá-la de forma eficaz.

FB – Na prática, o que significa o termo que você usa “tsunami” de tecnologias e em que fase estamos dessa onda, no começo, meio ou próximo de ela quebrar?
Raja – Eu te diria que estamos no meio. Novas tecnologias estão surgindo a cada dia, e essas tecnologias estão transformando a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. No marketing, esse tsunami de tecnologias está criando oportunidades e desafios. Por um lado, as novas tecnologias estão nos fornecendo novas ferramentas e insights que podem nos ajudar a criar experiências de marketing mais relevantes e eficazes. Por outro lado, as novas tecnologias também estão criando um ambiente competitivo mais complexo