Ibovespa fecha acima dos 81 mil pontos com salto de bancos

Apresentado por
28 de abril de 2020
ReutersConnect/Ahmed Yosri

Operador de mercado financeiro monitora cotações em tela durante sessão

O Ibovespa atingiu a máxima em seis semanas hoje (28), com um alívio dos ruídos políticos dos últimos dias, movimento liderado por ações de bancos, após o Santander Brasil abrir a temporada de balanços do setor com lucro acima das expectativas.

Com uma escalada das ações do setor financeiro, o Ibovespa subiu 3,93%, a 81.312,23 pontos, máxima de fechamento desde 13 de março. O volume financeiro da sessão somou R$ 27,25 bilhões.

LEIA MAIS: Pfizer surpreende em lucro e receita no 1º trimestre

As preocupações do mercado com ruídos políticos recentes perderam força, enquanto as atenções se voltaram para a melhora da expectativa globais com a retomada econômica pós-coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta terça a nomeação de André Mendonça para ministro da Justiça e de Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal, após a crise política deflagrada na semana passada com a saída de seus antecessores, Sergio Moro e Maurício Valeixo, respectivamente.

Analistas da Rico Investimentos avaliaram que as incertezas econômicas geradas pela crise sanitária somadas à crise política são fatores que impactam o mercado, mas “o investidor parece ter antecipado um cenário bem ruim na sexta-feira”, avaliação que perdeu um pouco de força nesta semana.

Esta mudança de humor se deu muito por conta do reiterado apoio de Bolsonaro ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, afastando por hora os rumores de sua saída, um dos grandes temores do mercado, apontaram analistas da Terra Investimentos.

Apesar de um tom menos negativo no mercado, as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do país seguem piorando. A Moody’s passou a prever queda de 5,2% no PIB de 2020, contra previsão anterior de recuo de 1,6%.

LEIA TAMBÉM: Lucro líquido do Santander Brasil soma R$ 3,853 bi no 1º trimestre

E o UBS piorou sua estimativa para retração, de 2% para 5,5%. O banco ainda afirmou que no pior cenário avaliado, a economia poderá recuar até 10,1% neste ano.

Investidores aguardam os resultados financeiros de Vale, Raia Drogasil e Cielo, marcados para após o fim da sessão desta terça-feira. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.