Após recordes, mercado financeiro deve ter dia de realizações de lucro

Jesada Wongsa EyeEm/Getty Images
Jesada Wongsa EyeEm/Getty Images

Os investidores aproveitam o ganho acumulado para realizar lucros no dia de hoje

O dia de hoje (9) provavelmente será marcado por quedas nas principais bolsas mundiais. No entanto, o motivo não é uma escalada em tensões comerciais, piora no controle da pandemia, ou qualquer outro tema macro piorando. O evento de hoje é mais técnico, depois de mais de uma semana com os mercados financeiros subindo, investidores aproveitam o ganho acumulado para realizar lucros no dia de hoje.

Sendo assim, o comportamento dos mercados hoje ganhou novo vetor no Ocidente. Após os mercados norte-americanos praticamente “zerarem” as perdas de 2020, investidores adotam um tom de realização dos ganhos recentes. Na Ásia, mercados ainda prolongaram a sequência de dias positivos, ainda reagindo ao impulso de ontem (8).

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Em destaque no quadro internacional, a Eurostat revisou o PIB da zona do euro, apontando que o indicador recuou menos do que estimado anteriormente no primeiro trimestre. A terceira leitura diz que a economia do bloco sofreu contração de 3,6% ante o quarto trimestre de 2019. Na comparação anual, a queda do PIB foi de 3,1%.

No Brasil, em novo relatório do Banco Mundial, a estimativa de desempenho da economia brasileira passou a ser uma contração de 8% em 2020. Levando em conta o histórico do IBGE, esse seria o maior recuo em 120 anos.

Quando comparada a outros países, a estimativa sobre o desempenho da economia brasileira é pior que a do Brics (além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Na América Latina, entre os emergentes, só o Peru deve ter um recuo pior do que o Brasil – de 12%.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou que o governo apresentará um novo formato do Bolsa Família, que passaria a se chamar Renda Brasil.

Por fim, hoje o TSE deve julgar duas ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. A avaliação de ministros é que elas devem ser arquivadas.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).