Petrobras sobe gasolina em 4% e interrompe sequência de cortes de preço

22 de setembro de 2020

A Petrobras elevará os preços médios da gasolina em suas refinarias em 4% a partir desta quarta-feira, 23, interrompendo a sequência de três quedas nos valores do produto. A decisão foi anunciada hoje.

Já o diesel, combustível mais utilizado do Brasil, não terá alterações. Nos reajustes anteriores, a companhia também havia poupado o derivado de petróleo de mudanças nos preços.

Apesar do aumento, os preços da gasolina seguirão 13,4% abaixo das máximas de 2020, registradas logo no começo do ano quando o combustível era vendido nas refinarias da Petrobras a R$ 1,9173 por litro, segundo dados compilados pela agência Reuters.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Os preços caíram fortemente a partir de março em meio aos impactos da pandemia do coronavírus sobre o mercado de petróleo e combustíveis, chegando a operar abaixo de R$ 1,00 por litro em meados de abril.

A Petrobras defende que sua política de preços tem como base a paridade de importação e, portanto, leva em conta fatores como as cotações do petróleo no mercado internacional e o câmbio.

Os futuros do petróleo Brent, referência internacional, avançaram pouco mais de 4% desde o último reajuste da Petrobras, enquanto o real também perdeu valor frente ao dólar no período.
Mas o repasse dos movimentos de preço nas refinarias aos postos não são garantidos e nem automáticos e dependem de diversos fatores, incluindo margem de distribuição e tributos. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.