Câmara quer aprovar projeto sobre autonomia do Banco Central esta semana

9 de fevereiro de 2021
UesleiMarcelino/Reuters

Caso aprovado, projeto estabelecerá requisitos para nomeação e demissão do presidente e diretores do BC

O plenário da Câmara dos Deputados deve aprovar até amanhã (10) o projeto que concede autonomia operacional ao Banco Central na avaliação do relator Silvio Costa Filho (PRB-PE), que teve seu parecer “validado” pelo próprio BC e pelo Ministério da Economia ontem (8). Uma vez aprovado, ele estabelece requisitos para nomeação e demissão do presidente e dos diretores do Banco, que terão mandatos fixos, e veda determinadas condutas.

Ao lado dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, Costa Filho disse que hoje (9) haverá uma reunião com os líderes partidários para apresentar o teor da proposta.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Segundo uma fonte a par do assunto, a intenção é tentar aprovar o projeto ainda nesta terça-feira. A ideia é votar a urgência para abreviar o rito de tramitação e a proposta no mesmo dia, mas, se não for possível, a apreciação do projeto em seu mérito ficará para a quarta (10). O projeto já passou pelo Senado e, se for aprovado sem mudanças, seguirá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Após se reunir com Guedes e Campos Neto nesta segunda, o relator disse que o parecer dele sobre a matéria teve a “validação” do Ministério da Economia e do BC. “Como disse o presidente do Banco Central, será uma sinalização muito importante para o mercado internacional, que enxerga o Brasil como uma janela de oportunidades”, disse o deputado.

Opinião do Executivo

Em sua fala, o presidente da Câmara disse que fará reunião de líderes tanto da oposição quanto da base para deixar tudo claro e transparente acerca do projeto de autonomia do BC. Ele elogiou o que considera desprendimento do governo de tratar deste tema com “absoluta normalidade”, ao contrário do que ocorria em governos passados.

O ministro da Economia disse estar bastante confiante na aprovação da proposta e destacou que a autonomia do BC é um avanço institucional extraordinário para garantir a estabilidade monetária do país.

Guedes destacou ainda que aumentos setoriais e temporários de preços, como o que tem ocorrido com materiais de construção, não devem se transformar em aumentos “permanentes e generalizados”. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.