Apesar de volatilidade, 40% dos fundos imobiliários na B3 registraram ganhos em fevereiro

11 de março de 2021
Getty Images

Dentre os fatores que interferiram no cenário estão a economia fraca, as incertezas políticas e fiscais do país

Em meio a intensificação da volatilidade do mercado em fevereiro, 82 (cerca de 40%) dos fundos imobiliários negociados no mês passado registraram retornos positivos, segundo estudo da fintech Smartbrain com base em dados da B3.

De acordo com o levantamento, 74 dos FIIs performaram acima do IFIX (Índice de Fundos Imobiliários), que fechou o mês subindo 0,25%. O levantamento considerou as variações das cotas e dos rendimentos dos fundos imobiliários.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

O melhor desempenho no mês foi registrado pelo Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), com foco em títulos de crédito imobiliário, que apresentou rentabilidade de 11,37%, seguido pelo Multigestão Renda Comercial, de lajes corporativas, com uma valorização de 10,29%.

A performance dos fundos foi afetada pelo ritmo lento de vacinação contra o coronavírus e pelo aumento nas taxas de novos casos e de mortes, que exigiram mais restrições na circulação de pessoas. Além disso, pesou o cenário de economia fraca, as incertezas políticas e a situação fiscal do país.

No acumulado de 2021 até final de fevereiro, 86 FIIs ficaram no azul, o que representa 42% dos negociados. Destes, 74 FIIs ficaram acima do Ifix, que foi de 0,57% no período. Os destaques em 2021 até o momento são o Ouro Verde Desenvolvimento Imobiliário (ORPD11), com um retorno de 19,66%, e o Socopa Fundo Imobiliário (REIT11), com 18,80% – ambos com foco em títulos de financiamento imobiliários.

Segundo o relatório da SmartBrain, “há muitas discrepâncias entre os FIIs na Bolsa. Isso porque cada fundo imobiliário tem uma carteira de ativos diferente, assim como uma dinâmica de gestão específica. Alguns apresentam melhor consistência de resultados ao longo do tempo do que outros.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.