A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse em entrevista à Fox News que o presidente vai apresentar a primeira parte do plano Build Back Better em Pittsburgh, cidade localizada no estado da Pensilvânia, na quarta (31), confirmando relatos da divisão do plano em duas propostas.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
Biden também deve apresentar “algumas alternativas de financiamento (do pacote) e está ansioso para ouvir ideias de ambas as partes”, afirmou, sem mencionar o possível aumento de impostos, mas provavelmente referindo-se à proposta de campanha do presidente de aumentar a alíquota de impostos corporativos de 21% para 28%.
Embora a secretária não tenha dado mais detalhes sobre o aumento dos tributos, as autoridades estão discutindo o aumento de impostos sobre os super-ricos a partir da elevação do imposto mínimo global (um imposto internacional cobrado de empresas multinacionais) de 13% para 21%, eliminando subsídios para empresas de combustíveis fósseis e impondo tributos sobre empresas multinacionais.
“Nós não estamos completamente certos acerca da estratégia legislativa ainda, mas eu não acredito que os republicanos e o país acham que deveríamos ser o 13° país do mundo em infraestrutura, estradas e rodovias”, afirmou Jen ontem. “O presidente falará muito sobre essa questão na quarta (31). Ele terá outra proposta a ser apresentada em apenas algumas semanas, abordando uma série de questões que os norte-americanos estão lutando: cuidados infantis e o custo com a saúde.”
Os legisladores republicanos já anunciaram uma oposição antecipada ao plano de Biden. “Essa é uma péssima maneira de fazer política tributária”, disse o senador republicano John N. Kennedy na semana passada sobre os aumentos de impostos voltados especificamente para os norte-americanos mais ricos. “Você não faz política tributária baseado em classes sociais.” Outros parlamentares sugeriram que não negociariam nenhuma das duas propostas se fosse usada a reconciliação, um processo orçamentário que permite a aprovação da legislação apenas com maioria de votos simples. “É uma estratégia bastante complicada tentar apelar aos republicanos nas propostas de infraestrutura e depois fazer a reconciliação para aprovar todas as outras coisas difíceis”, disse o senador republicano John Thune na última terça-feira (23).
As duas propostas do plano devem somar US$ 3 trilhões e é provável que esses gastos sejam divididos em cerca de 10 anos.
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.