1. Início
  2. /
  3. Forbes Money
  4. /
  5. Covid-19 nos negócios: as lições dos executivos após um ano de pandemia
Forbes Money

Covid-19 nos negócios: as lições dos executivos após um ano de pandemia

Trabalhando em casa ou em sedes adaptadas à pandemia, líderes de negócios comentam os desafios enfrentados e compartilham perspectivas do futuro

3 min
Divulgação Forbes
Divulgação ForbesTrabalhando em casa ou em sedes adaptadas à pandemia, líderes de negócios comentam os desafios enfrentados e compartilham perspectivas do futuro

Ainda parece cena de filme, mas é apenas a vida real durante a pandemia de Covid-19. Há mais de um ano, o mundo lida com o maior inimigo dos últimos tempos, o coronavírus. Com quase 14 milhões de casos, o Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia, relegando às organizações desafios não observados na história recente.

Em março de 2020, enquanto boa parte da população corria aos supermercados para comprar suprimentos e se preparar para o isolamento social, os líderes de negócios precisavam em algumas horas decidir quais medidas tomar para garantir empregos e o funcionamento operacional de seus negócios primando pela segurança de todos. Medidas tomadas sem previsibilidade do que o futuro nos reservava.

Cerca de 400 dias após as primeiras trincheiras do que se convencionou chamar de “novo normal”, os executivos desempenham um novo papel na sociedade. Embora a pandemia não tenha acabado, medidas pautadas pelo olhar atento às necessidades de diferentes stakeholders são uma realidade. O tom de cautela nos negócios deu também espaço para estratégias mais ousadas, com potencial de alavancar organizações em um cenário ainda cheio de incertezas.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Gisselle Ruiz, diretora-geral da Intel Brasil, avalia que a equipe de Liderança Pandêmica, criada há 15 anos pela Intel após o surto de SARS em 2003, ajudou a companhia a navegar em meio à crise, embora ninguém estivesse, de fato, preparado para ela. A Intel avança agora na estratégia de produção em larga escala de semicondutores, item cuja escassez durante a pandemia já ameaça a indústria global de tecnologia.

Sylvia Coutinho, presidente do grupo UBS no Brasil, projeta que, apesar dos reveses, devemos observar forte crescimento econômico no pós pandemia e, o Brasil, deve estar posicionado para não perder oportunidades que irão desabrochar nos próximos meses e anos.

A Forbes Brasil conversou com 11 lideranças nos negócios para entender quais foram os principais aprendizados do último ano, bem como os maiores desafios ainda presentes no ambiente corporativo em diferentes segmentos dos negócios.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.