Na reunião anual do ano passado, depois que as restrições da Covid-19 prejudicaram a indústria aérea, Buffett revelou que a Berkshire Hathaway vendeu suas participações multibilionárias nas quatro principais companhias aéreas dos Estados Unidos, mas os preços das ações das quatro empresas se recuperaram fortemente – a Delta cresceu 168% desde sua baixa na primavera passada, a American Airlines subiu 163% e a United 199%.
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Buffett também indicou que o Congresso teria menos probabilidade de aprovar os bilhões em ajuda que é fornecido para as companhias aéreas se um investidor influente, como a Berkshire Hathaway, tivesse mantido uma grande posição nas ações das companhias aéreas: “Consigo até ver as manchetes agora”, disse Buffett.
A Berkshire Hathaway já teve participação entre 9% e 11% na American Airlines, Delta, United e Southwest Airlines. Mas na primavera passada, o conglomerado sediado em Omaha vendeu essas participações por muito menos do que os US$ 7 bilhões a US$ 8 bilhões que pagou por elas, e Buffett chamou sua decisão de investir em viagens aéreas de um “erro”, argumentando que poderia levar anos para as companhias aéreas para se recuperar totalmente da Covid-19. A Berkshire Hathaway também diminuiu sua participação no JPMorgan Chase e no Goldman Sachs no ano passado. Alguns investidores questionaram Buffett por essas escolhas no sábado, sugerindo que a Berkshire Hathaway foi desnecessariamente cautelosa.
“Não considero este um grande momento na história da Berkshire, mas temos mais patrimônio líquido do que qualquer empresa na Terra”, respondeu Buffett aos investidores.
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