A AMC, a maior rede de salas de cinema do mundo, contou com o auxílio do Citigroup e da B. Riley Securities para listar US$ 722 milhões em ações, baseados nos preços do fechamento do mercado de ontem (2), de acordo com uma nova oferta publicada na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).
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Na nova oferta, porém, a companhia também alertou sobre os perigos do investimento, dizendo que “sobre determinadas circunstâncias”, as pessoas devem apenas comprar as ações caso estejam “preparadas para o risco de perderem todo ou uma grande porção” de seu investimento.
A empresa citou que há um excesso de interesse no curto prazo, acesso para margens de dívidas, negociações de opções e um sentimento otimista dos investidores pelos preços atuais das ações, antes de alertar que os ganhos de curto prazo podem ser “inflados” – algo que causou grandes perdas nas chamadas “ações meme” em janeiro deste ano.
“Nossa capitalização de mercado, implicada por vários preços de negociação, atualmente reflete um valor de mercado que diverge significativamente daquele visto anteriormente a essa recente volatilidade e está significativamente maior do que no momento anterior à pandemia de Covid-19”, diz a AMC em um comunicado sobre a nova oferta de ações.
As ações da AMC cresceram 96% na terça-feira (1), elevando os ganhos para aproximadamente 2.900% neste ano.
Essa recente alta nos preços dos papéis da AMC, assim como em outras “ações meme” seguem um padrão semelhante ao visto em janeiro, quando investidores do grupo “WallStreetBets”, da rede social Reddit, organizaram-se para comprar ações de companhias enfrentando dificuldades, como a GameStop, BlackBerry e a própria rede de salas de cinema. A proposta desses investimentos é afetar os vendedores de curto prazo – que ganham dinheiro ao apostar que o preço de determinadas ações irá cair -, estimulando um “short squeeze”, isto é, um crescimento ou queda brusca do valor de papéis.
“Há uma certa mentalidade de ‘vigilante’ nesses investidores que são puxados por esse frenesi das redes sociais para elevar o preço de determinadas ações”, disse Nigel Green, o CEO da consultoria de US$ 12 bilhões Devere Group, em um e-mail na semana passada, acrescentando que “uma extrema cautela deve ser exercitada antes de se juntar a movimentos dessa natureza.”
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