Reguladores chineses iniciam investigação sobre mercado 'spot' de minério de ferro

Comissão chinesa se comprometeu também a reprimir movimentos de entesouramento e especulação.

Redação
Compartilhe esta publicação:
David Gray/Reuters
David Gray/Reuters

De acordo com órgãos reguladores, os preços do minério de ferro subiram significativamente e permanecem altos

Acessibilidade


A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC, na sigla em inglês) – órgão estatal de planejamento do país – afirmou hoje (21) que está investigando, em conjunto com o regulador do mercado, as negociações “spot” do minério de ferro, e se comprometeu a reprimir movimentos de entesouramento e especulação.

A medida ocorre depois de a NDRC ter dito na última quinta-feira (17) que novas regras para a gestão de índices de preços de commodities e serviços entrarão em vigor em 1º de agosto, visando padronizar a compilação de índices e gerar mais transparência sobre as informações.

LEIA TAMBÉM: Como a Selic impacta os seus investimentos

Durante uma visita à Beijing Iron Ore Trading Center Corporation (Corex), a NDRC e a Administração Estatal para Regulação do Mercado realizaram pesquisas sobre as transações de minério de ferro e as variações de preço neste ano, disse o planejador estatal em um comunicado.

As transações em plataformas de minério de ferro como a Corex, realizadas por meio das telas das corretoras, são utilizadas por vários fornecedores de índices de preços para suas avaliações do mercado.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Alguns desses índices, geralmente publicados por companhias privadas, acabam sendo usados para a liquidação de transações físicas de commodities ou de derivativos em uma bolsa.

Os órgãos reguladores também discutiram hoje (21) a garantia de oferta e estabilidade dos preços de commodities como o minério de ferro, de acordo com o comunicado.

“Os preços do minério de ferro subiram significativamente e permanecem altos, pressionando a produção e operação de empresas de mid e downstream”, afirmou a nota, citando uma reunião realizada pelas autoridades. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: