De 30 de agosto a 2 de setembro, os papéis da Via; ex-Via Varejo (VIIA3) caíram 11,93%, enquanto os ativos do Enjoei (ENJU3) recuaram 11,92%; as ações das companhias abriram a sessão de hoje (3) a R$ 9,61 e R$ 5,97, respectivamente.
Segundo levantamento da Forbes, que analisou o desempenho de 22 varejistas listados na Bolsa brasileira nos últimos quatro dias, o setor caiu 5,30%. Os ativos da Lojas Renner (LREN3) caíram 4,02% entre 30 de agosto a 2 de setembro, e os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) declinaram 4,91%, no mesmo período. Hoje (3), às 10h05, horário de Brasília, os ativos estavam a R$ 36,62 e R$ 18,24, respectivamente.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Outro grande problema para Wakabayashi é a crise hídrica, que afeta a formação de preços do varejo. “Os estabelecimentos precisam de energia para ficarem abertos, ou seja, a alta no gasto para manter as portas abertas é reverberado no preço dos produtos”, destaca. “Além da própria gasolina que resultou no aumento do preço do frete, pois, a logística fica mais cara”, comenta o especialista.
De acordo com o último levantamento do PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), as vendas nas varejistas caíram 1,7% em junho, na comparação com maio, após registrar alta em dois meses seguidos. Enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro recuou 0,1% no segundo trimestre, em relação ao anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quarta-feira (1º), a inflação de julho foi de 0,96% e o acumulado de 12 meses bateu 8,99%.
“E o segundo são os juros futuros que subiram forte e empresas de setores como tecnologia e e-commerce acabam sofrendo um pouco”,diz. Após o pregão regular de ontem (2), o DI (Depósito Interfinanceiro) para 2025 subiu de 9,63% para 9,78%, e de janeiro de 2027 cresceu de 10,02% para 10,20%.
Os ativos da Marisa abriram a sessão de hoje (3), a R$ 6,25, e da IMC a R$ 3,42.
Mas os empecilhos estão longe de acabar. O mercado continua ansioso até 10 de setembro, quando as vendas de varejo de julho serão divulgadas. O setor segue atento aos casos nacionais relacionados à variante Delta, que também podem impactar às vendas das varejistas.“E as datas festivas tão aguardadas como Black Friday e Natal podem acabar não trazendo tanto retorno quanto o esperado”, afirma Wakabayashi, da Toro.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.