Milah Kherlakian é CCO e cuida da parte fabril e do desenvolvimento de produtos, enquanto os filhos Mariana Kherlakian e Marcos Kherlakian Filho trabalham com marketing e delivery, respectivamente. A caçula da casa, embora ainda esteja 100% dedicada aos estudos, também já se aproxima do mundo da doceria. Interessada por gastronomia e grande fã do programa “Cake Boss”, a jovem já fez cursos de confeitaria e pretende se juntar ao modelo de negócio familiar daqui a alguns anos. “O Buddy Valastro trabalha com a família toda. Aqui também é assim”, revela o CEO Marcos Kherlakian.
No entanto, embora essa seja uma divertida coincidência, não foi apenas o DNA familiar que conectou o famoso confeiteiro à família brasileira. No dia 14 de julho de 2014, em um evento corporativo no Brasil, Valastro percebeu que sua popularidade não era grande apenas nos Estados Unidos. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo, mais de 60 mil pessoas estiveram no Shopping Eldorado naquele dia para tentar ver o “Cake Boss”, como é popularmente conhecido. A comoção foi tão grande que o apresentador voltou para os EUA decidido a montar uma operação física no Brasil. No ano seguinte, pediu para sua equipe uma lista de empresários brasileiros que podiam o ajudar nessa empreitada. Após mais de 50 anos de experiência no varejo, o nome de Kherlakian estava nessa seleção.
“Viajei para Nova York para conversarmos. Minha filha caçula não perdia um capítulo do programa dele, então ela ficou doida quando ficou sabendo”, recorda com humor. “Nos encontramos, ele apresentou a proposta e eu já saí daquela conversa com o negócio fechado e uma missão quase impossível em mãos: levantar a marca no Brasil em apenas 90 dias.” Nesse momento, o DNA familiar fez diferença para o sucesso da parceria. Foi com ajuda da esposa e dos filhos que o CEO conseguiu abrir as portas da primeira Carlo’s Bakery fora dos EUA em dezembro de 2016.
A expectativa de Valastro quanto ao mercado promissor no Brasil foi certeira: no segundo dia após a inauguração, mesmo sem a presença do confeiteiro norte-americano, a porta do estabelecimento na rua Bela Cintra, nos Jardins (SP), já contava com uma fila gigantesca de pessoas interessadas pelos famosos doces.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A “Disney” da Confeitaria
O resultado desse sucesso, segundo a família, fica mais palpável quando se observam os números. Embora não possam revelar o faturamento anual por uma política internacional da Carlo’s Bakery, Mariana Kherlakian, que trabalha com o marketing da empresa, se orgulha ao ler a lista de dados que separou exclusivamente para a Forbes Brasil: “Atendemos mais de um milhão de clientes desde que abrimos a empresa. Vendemos 1,4 milhão de unidades de cannoli, nosso carro-chefe do menu. Desde a inauguração, já vendemos quase cinco milhões de itens. Por mês, são 140 mil itens, cerca de 28 mil por loja.” Resultados que tendem a crescer de acordo com o plano de expansão da marca no Brasil.
“Nossa fase 1 consiste em abrir 20 lojas no estado de São Paulo. Depois disso, queremos explorar outras capitais. O Buddy está animado pelo Rio de Janeiro, por exemplo”, diz o CEO. Toda a gestão das unidades é feita pela família Kherlakian, que detém o licenciamento da marca em território brasileiro. “Começamos como uma sociedade, mas o Buddy não tem muito tempo, então ele licenciou a marca e nós somos os únicos proprietários no Brasil por pelo menos mais 20 anos. Depois disso, podemos renovar o contrato.”
A relação financeira entre os dois empresários é marcada pelo pagamento de royalties sobre as vendas entre 5% e 10%. Fora isso, o faturamento é todo da família brasileira, que em 2016 fez um investimento inicial de R$ 2 milhões no negócio. Já no quesito padronização da marca, a família Valastro visita os estabelecimentos do Brasil a cada seis meses para validar o trabalho. “Todo o nosso menu é aprovado pelo Buddy, inclusive nossos produtos brasileiros, como o brigadeiro, o cheesecake de goiabada e o tower de abacaxi”, conta Kherlakian.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Tenha também a Forbes no Google Notícias.