O Alibaba formará duas novas unidades – comércio digital internacional e comércio digital na China. A medida, segundo a empresa, é parte dos esforços para se tornar mais ágil e acelerar o crescimento.
A unidade de comércio digital internacional incluirá o AliExpress, seu negócio de comércio eletrônico no sudeste asiático Lazada e o Alibaba.com, que está mais focado na venda para clientes comerciais no exterior.
A globalização “ajuda o Alibaba a obter novo volume de tráfego externo (e) a buscar um novo potencial de crescimento enquanto a China vem aumentando a supervisão”, disse Danny Law, analista do Guotai Junan, de Hong Kong.
Já a unidade de comércio digital na China incluirá os dois principais marketplaces do Alibaba, o Tmall para marcas estabelecidas e o Taobao, que recebe todos os tipos de lojistas. A área será liderada por Trudy Dai, que já supervisionou várias plataformas da empresa.
A nova estrutura para comércio eletrônico doméstico coloca Dai no comando de todos os marketplaces de varejo da China.
O Alibaba também anunciou que o vice-diretor financeiro Toby Xu sucederá Maggie Wu como diretor financeiro a partir de abril. Xu ingressou no Alibaba vindo da PWC há três anos.
Atingido pelo crescimento mais fraco da economia e pela competição feroz de uma infinidade de rivais, o Alibaba reduziu no mês passado a projeção de crescimento de receita anual para o ritmo mais lento desde sua estreia no mercado de ações, em 2014. A empresa também viu as vendas do festival de compras online do Dia do Solteiro expandirem no menor ritmo de todos os tempos.
Além disso, a repressão de reguladores chineses a setores incluindo o de tecnologia, especialmente em questões antitruste, fez o Alibaba abandonar q exigência que lojistas operassem com exclusividade em suas plataformas. A empresa foi multada em um recorde de 18 bilhões de yuans (2,8 bilhões de dólares), em abril, por abusar de sua posição dominante no mercado.