O case de negócios foi tema de um dos painéis da NRF Big Show de 2022, a maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York nesta semana.
Segundo o executivo, o Zé Delivery passou de 1 milhão de pedidos registrados em todo o ano de 2019 para 1 milhão de pedidos em apenas uma semana durante a pandemia da Covid-19.
O CTO explica que, antes da crise sanitária, a companhia identificou que havia a necessidade de levar conveniência para o consumidor da América Latina. Apesar de existir um grande número de empresas no mercado de delivery, a AB InBev percebeu que não havia uma empresa especializada na entrega de bebidas que oferecesse uma boa experiência de compra aos clientes.
O Brasil foi o país escolhido para o lançamento da plataforma por causa de sua legislação, que facilitou testes de diferentes modelos de vendas, segundo ele.
Nos Estados Unidos, fabricantes de bebidas alcoólicas são proibidos de venderem diretamente aos consumidores. Isso os obriga a utilizar o modelo tradicional de distribuição, que envolve representantes de vendas e intermediários como supermercados e lojas especializadas.
“A receita global da empresa global em 2020 foi de US$ 46 bilhões, sendo que US$ 1 bilhão veio da venda direta ao consumidor. E continuamos crescendo rapidamente.”
O painel contou também com a participação de Amit Shah, chief strategy officer (CSO) da Vtex, multinacional brasileira que oferece serviços de cloud commerce. As duas empresas combinaram suas expertises para expandir a experiência do aplicativo Zé Delivery para outros países.
“Usar o software da Vtex nos permitiu lançar o nosso negócio em outro país em um mês. E nos países seguintes, em duas semanas”, diz Roy. Atualmente, a AB Inbev possui aplicativos de venda direta para o consumidor em dez países – sete deles utilizam a plataforma da Vtex.