Investidores correram para preservar capital nos dias anteriores à invasão russa na Ucrânia

25 de fevereiro de 2022
Dado Ruvic/Reuters

Notas de dólares

Investidores correram para a segurança de fundos de caixa enquanto abandonaram as ações pela segunda semana nos sete dias até 23 de fevereiro, já que a aversão ao risco dominou os mercados no período que antecedeu a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Investidores compraram fundos globais de dinheiro no valor líquido de 11,51 bilhões de dólares, a primeira entrada semanal em sete semanas, mostraram dados da Refinitiv Lipper.

A venda agressiva em fundos de ações dos EUA e da Europa, em valores líquidos de 1,9 bilhão de dólares e 1 bilhão de dólares, respectivamente, deixou os fundos de ações globais com saldo negativo na semana, embora os fundos asiáticos tenham recebido 1,63 bilhão de dólares em termos líquidos.

O setor financeiro sofreu saídas de 1,02 bilhão de dólares, após oito semanas de ingressos, enquanto os fundos de tecnologia e de consumo discricionário registraram 911 milhões de dólares e 613 milhões de dólares em vendas líquidas, respectivamente.

Investidores retiraram dinheiro dos fundos globais de títulos pela sétima semana, embora as saídas tenham caído 85% em relação à semana anterior, para 8,47 bilhões de dólares.

Os fundos globais de títulos de curto e médio prazo e de alto rendimento também registraram uma sétima semana de perdas, nos valores de 3,14 bilhões de dólares e de 2,57 bilhões de dólares, respectivamente, enquanto os fundos de títulos do governo tiveram aportes pela sexta semana consecutiva.

Enquanto isso, fundos de títulos protegidos contra inflação contabilizaram saídas pela quinta semana consecutiva, embora no menor volume desde 19 de janeiro.

Entre os fundos de commodities, os de metais preciosos atraíram 982 milhões de dólares em compras líquidas, a maior entrada em quatro semanas, enquanto os fundos de energia receberam 85 milhões de dólares, em termos líquidos, terceira semana de entradas.

Uma análise de 24.208 fundos de mercados emergentes mostrou que investidores colocaram nos fundos de ações montante de 2,59 bilhões de dólares, ganho de 22% em relação à semana anterior, enquanto as saídas de fundos de títulos caíram para 50 milhões de dólares em três semanas.