Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Bagaggio, que completará 80 anos, aposta em CEO de 32 para se transformar e crescer

Bagaggio, que completará 80 anos, aposta em CEO de 32 para se transformar e crescer

Filipe Barbosa foi de CFO a presidente do negócio familiar durante a pandemia, e agora quer fazer a Bagaggio crescer

Amanda Péchy
09/03/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Karol Fernandes
Karol Fernandes

“É como se fôssemos uma startup de 80 anos”, diz Filipe Barbosa, CEO da Bagaggio

A Bagaggio é uma das líderes do mercado brasileiro de malas de viagem e mochilas, com aniversário de 80 anos à vista em setembro de 2022. Sua aura tradicional e familiar, no entanto, está se transformando – processo inclui um novo CEO, uma nova forma de fazer negócios e um rebranding total da marca.

A empresa sempre foi comandada por membros da família que abriu a primeira loja da rede no centro do Rio de Janeiro, em 1942. A gestão do atual CEO, Filipe Barbosa, é um marco na história da Bagaggio: com 32 anos, ele tem menos da metade da idade da empresa que hoje chefia.

Barbosa também é mais novo que os herdeiros do negócio, que segue nas mãos da mesma família de origem espanhola.

O executivo entrou como CFO em 2017, assumiu também a logística em 2018 e tornou-se CEO em outubro de 2020. Antes de sua chegada, ele conta, não havia cargos C-level: a colaboração dos quatro irmãos da empresa familiar era hands-on e até detalhes do dia a dia da operação eram decididos pelo grupo.

“Entrei muito jovem na companhia, no meio de uma família com sucessores igualmente jovens. Mas todos tiveram muita humildade e clareza para entender que isso seria bom para os negócios”, diz Barbosa.

Formado em engenharia de produção, ele chegou à Bagaggio depois que a butique de fusões e aquisições em que trabalhava prestou uma consultoria de gestão para a empresa, em 2016. Sua experiência e conhecimentos o levaram ao comando da área financeira primeiro, onde ele começou a organizar a governança da companhia.

A logística revelou-se o principal gargalo do negócio e foi ao assumir essa segunda área que, de fato, começou a trilhar o caminho das pedras para tornar-se CEO. “Como CFO, eu estava em uma zona de conforto. Chamei atenção porque decidi olhar para o negócio de forma holística”, diz o executivo.

Para Barbosa, uma das suas maiores conquistas é ter construído um galpão próprio, projeto em conjunto com a Codin em Duque de Caxias (RJ). O projeto fez parte de um processo de internalização da logística da empresa, que antes era quase 100% terceirizada – hoje é 95% própria. De quebra, o espaço de sete mil metros quadrados gera 200 empregos diretos.

Outra conquista veio em um momento de estresse para o setor varejista: a pandemia. Assumindo a frente da Bagaggio em meio às profundas incertezas de 2020, Filipe conseguiu contornar a crise da Covid-19 mantendo a grande maioria dos funcionários – 10% do quadro foi demitido – e de lojas. Hoje são 153 unidades espalhadas por 23 estados brasileiros.

“Quando cheguei em 2017, tínhamos 110 lojas”, conta ele, acrescentando que, apesar da expansão, crescer não era o foco inicial da estratégia. “Tenho a sensação que só vou começar a pensar em crescimento de verdade agora.”

No ano passado, as vendas totais da Bagaggio caíram 60%, para cerca de R$ 100 milhões. A expectativa para 2022 – que já foi de apenas recuperar as perdas – é superar o faturamento de R$ 250 milhões registrado no pré-pandemia, em 2019.

Muitos de seus rivais sofreram mais durante a pandemia. A Le Postiche, por exemplo, fechou 35 lojas desde que pediu recuperação judicial em 2021 e tem hoje 138 unidades (45 são próprias). A dívida total do grupo é de R$ 64,6 milhões.

Filipe diz que a crise da Covid-19 fez a Bagaggio se destacar no mercado, e já descreve empresas como a Le Postiche de “ex-concorrentes”. Para ele, os principais diferenciais da Bagaggio são a aceleração das estratégias digitais, o aperfeiçoamento das vendas omnichannel e o esforço de profissionalização – um processo que incluiu sua própria contratação.

“Gostamos de fazer esforços auto-sustentáveis”, conta ele, explicando que os investimentos para a expansão do e-commerce são feitos com o lucro do próprio e-commerce. Neste ano, o objetivo é pelo menos dobrar o faturamento das vendas digitais. Em 2021, a receita do e-commerce quase quintuplicou em relação a 2020.

Apesar das transformações digitais, o CEO afirma que a Bagaggio não tem planos de abandonar o comércio tradicional: “Não existe marketing mais barato que uma loja física. Ela transmite credibilidade, é um outdoor vivo, e ela dá lucro”.

A rede comercial também ajuda a logística, porque fica mais fácil distribuir produtos pelo país todo, explica ele.

O executivo conta que costuma perguntar para todo mundo: Você pega a mala para viajar quantos dias antes da viagem? Segundo suas evidências anedóticas, quase 100% das pessoas só fazem a mala com 2 ou 3 dias de antecedência. “É por isso que a Bagaggio entrega em 24h”, diz.

Depois de fazer o dever de casa e reestruturar a companhia, Filipe Barbosa agora tem a missão de modernizar a empresa octogenária por fora. Além de repaginar a aparência das lojas, seus produtos também começaram a ganhar cara nova – especialmente a linha que lançaram em parceria com o reality Big Brother Brasil para a edição deste ano.

O objetivo da empreitada era ampliar a visibilidade da companhia entre o público mais jovem e “cabeça aberta”, com opções coloridas de malas e mochilas que brincam com o design e são menos gênero-normativas.

“Tinha um pedaço nosso que estava com medo da recepção dessa nova linha, mas nosso público tradicional também abraçou a mudança”, diz ele. “Conseguimos aliar tradição e qualidade a uma cara muito mais jovem e brincalhona.” Ele brinca que é presidente da empresa, mas continua sendo um cara de 32 anos, acima de tudo.

Segundo Filipe Barbosa, a Bagaggio tem várias outras parcerias no forno, mas ele por enquanto prefere não entrar em detalhes. Todas seguem a mesma toada de renovação: “Desde que me tornei CEO, quis repensar tudo do zero. É como se fôssemos uma startup de 80 anos”.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • C-suite
  • transformação digital

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • Petrobras Prevê Aporte de R$ 557 Mi em Parada de Refinaria no RS

  • confiança do consumidor

    Confiança do Consumidor dos EUA se Deteriora Ainda Mais em Maio

  • Banco do Brasil: resultados de 2024

    Agronegócio Reduz Lucro do BB em 20,7% e Ações Recuam 13% na Abertura

  • GTA

    Take-Two Prevê Receita do Ano Abaixo do Esperado após Atraso em “GTA VI”

  • Foto da Fachada de uma das sedes do Google

    Google Atinge 150 Milhões de Usuários para Serviço de Assinatura com Ajuda de IA

  • Unidade frigorífica da Marfrig em Promissão, São Paulo

    Marfrig Vai Incorporar BRF, Formando MBRF, com Receita de R$ 152 Bilhões

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.