GM tem mais de uma resposta para crise na oferta de peças, diz presidente

21 de março de 2022
Reuters/Rebecca Cook

Mark Reuss, presidente da GM, disse que a empresa não mudou sua projeção financeira para 2022, com estimativa de lucro operacional de US$ 13 bilhões a US$ 15 bilhões

O presidente da General Motors, Mark Reuss, disse hoje (21) estar confiante com as perspectivas para 2022 e os planos de acelerar o lançamento de um novo Cadillac elétrico, apesar de crescentes temores com a cadeia de suprimentos global.

Os riscos geopolíticos impostos às cadeias de suprimentos automotivas pela guerra na Ucrânia são reais, disse Reuss em uma teleconferência. Mas a GM está administrando a pressão e avança com seus planos para acelerar os lançamentos de novos veículos elétricos, como o Cadillac Lyriq, disse ele.

“Não somos novos neste jogo”, disse Reuss. A GM tem contratos de longo prazo para materiais e múltiplas fontes de fornecimento, disse ele.

Reuss disse que a GM não mudou sua projeção financeira para 2022, com estimativa de lucro operacional de US$ 13 bilhões a US$ 15 bilhões, após um lucro operacional recorde de US$ 14,3 bilhões em 2021.

Algumas montadoras rivais, como a Tesla, aumentaram os preços de seus veículos elétricos ou alertaram que as projeções financeiras para 2022 estão em risco, diante das cotações mais altas do petróleo e elevação nos preços de materiais como alumínio, neônio e níquel, atingidos pelas sanções ocidentais à Rússia. Devido à pandemia, a falta de chips no mercado já vinha afetando montadoras, como a GM.

A GM lançou formalmente hoje (21) a produção de seu utilitário elétrico Cadillac Lyriq no Estado norte-americano do Tennessee. O Lyriq competirá com o Tesla Model Y, um dos produtos mais vendidos da Tesla.

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Reuss e outros executivos da GM disseram que o interesse do consumidor no Lyriq está mais forte do que o esperado, com mais de 240 mil pessoas já tendo manifestado interesse.

A Cadillac permitirá que os clientes façam pedidos firmes para o Lyriq 2023 a partir de 19 de maio.

Reuss disse que a fábrica terá peças e materiais necessários para aumentar a produção do veículo e pode construir até 200 mil Lyriqs por ano. Mas ele afirmou que a fábrica também precisa continuar fabricando SUVs com motor a combustão, além de economizar espaço para outros modelos elétricos.