Os riscos geopolíticos impostos às cadeias de suprimentos automotivas pela guerra na Ucrânia são reais, disse Reuss em uma teleconferência. Mas a GM está administrando a pressão e avança com seus planos para acelerar os lançamentos de novos veículos elétricos, como o Cadillac Lyriq, disse ele.
“Não somos novos neste jogo”, disse Reuss. A GM tem contratos de longo prazo para materiais e múltiplas fontes de fornecimento, disse ele.
Algumas montadoras rivais, como a Tesla, aumentaram os preços de seus veículos elétricos ou alertaram que as projeções financeiras para 2022 estão em risco, diante das cotações mais altas do petróleo e elevação nos preços de materiais como alumínio, neônio e níquel, atingidos pelas sanções ocidentais à Rússia. Devido à pandemia, a falta de chips no mercado já vinha afetando montadoras, como a GM.
A GM lançou formalmente hoje (21) a produção de seu utilitário elétrico Cadillac Lyriq no Estado norte-americano do Tennessee. O Lyriq competirá com o Tesla Model Y, um dos produtos mais vendidos da Tesla.
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A Cadillac permitirá que os clientes façam pedidos firmes para o Lyriq 2023 a partir de 19 de maio.
Reuss disse que a fábrica terá peças e materiais necessários para aumentar a produção do veículo e pode construir até 200 mil Lyriqs por ano. Mas ele afirmou que a fábrica também precisa continuar fabricando SUVs com motor a combustão, além de economizar espaço para outros modelos elétricos.