BC da China promete suporte para combater problemas provocados pela pandemia

4 de maio de 2022
Jason Lee/Reuters

Sede do Banco Popular da China (PBOC), o banco central, em Pequim

O banco central da China prometeu hoje suporte de política monetária para garantir liquidez ampla, ajudar as empresas gravemente atingidas pelo último surto de Covid-19 no país e apoiar a recuperação do consumo.

As observações vieram depois que um alto órgão decisório do Partido Comunista também prometeu, na semana passada, apoiar a economia.

“(Não devemos) perder tempo planejando ferramentas políticas incrementais para sustentar o crescimento econômico constante, estabilizar empregos e preços … para proporcionar um ambiente monetário e financeiro justo”, disse o Banco do Povo da China em uma declaração hoje.

Ele não detalhou as medidas que poderia tomar.

As instituições financeiras deveriam visar atender às necessidades da economia real, disse o banco central, tais como aumentar o financiamento para pequenas empresas com custos mais baixos, ajudar as empresas de importação e exportação, bem como o setor de serviços e as empresas de aviação que foram gravemente afetadas pela pandemia.

O banco também pediu um crescimento “estável e ordenado” no financiamento do setor imobiliário, que tem experimentado uma desaceleração prolongada nos últimos meses.

Economistas dizem que a meta de crescimento econômico de Pequim de cerca de 5,5% este ano será difícil de ser atingida sem um estímulo significativo, pois os lockdowns e outras restrições para combater a pandemia causam estragos nas cadeias de abastecimento.