Governo reduz bloqueio nas contas para R$6,97 bi ao usar verba que iria para reajustes

6 de junho de 2022

 

BRASÍLIA (Reuters) – O governo anunciou redução no novo bloqueio de recursos de ministérios em 2022 para 6,97 bilhões de reais, usando a verba de 1,7 bilhão de reais que estava reservada no Orçamento para reestruturar carreiras e reajustar salários de servidores, informou o Ministério da Economia nesta segunda-feira.

A assessoria da pasta informou que o uso dessa reserva não significa que o governo não concederá reajuste aos servidores. Segundo o ministério, se houver decisão posterior para liberar aumentos ao funcionalismo, um novo bloqueio de verbas poderá ser anunciado.

Os maiores cortes serão feitos nos ministérios de Ciência e Tecnologia, Educação e Saúde.

O Ministério da Economia havia anunciado neste mês uma necessidade de bloqueio de 8,24 bilhões de reais nas contas com o objetivo de não estourar o teto de gastos neste ano. Agora, segundo a pasta, esse montante subiu para 8,7 bilhões para a recomposição de dotações do Ministério da Economia para o atendimento de despesas emergenciais.

No entanto, segundo nota do ministério, esse valor foi reduzido para 6,97 bilhões de reais com o uso da verba de 1,7 bilhão de reais inicialmente reservada para reajustes.

(Por Bernardo Caram)