O lockup é uma cláusula contratual que determina um período no qual os investidores não podem vender as ações de uma empresa, sob pena de multa.
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O lockup de uma parte das ações classe B da SenseTime, incluindo aquelas que pertencem a investidores importantes, expirou ontem. Mas as ações A, de propriedade do fundador Tang, que é diretor executivo e maior acionista da empresa, ainda estão sujeitas a restrições de venda.
O alto escalão da SenseTime anunciou que irá estender voluntariamente o bloqueio de venda de suas ações classe B até 29 de dezembro. O presidente-executivo Xu Li, o cientista-chefe Wang Xiaogang e o cofundador Xu Bing disseram em um comunicado à Bolsa de Valores de Hong Kong que essa decisão foi tomada “para expressar sua confiança no valor e nas perspectivas de longo prazo do grupo”. Por enquanto, o lockup das ações classe A de Tang também terminará em 29 de dezembro.
Os investidores, no entanto, parecem ter uma visão menos favorável da empresa.
A SenseTime atingiu uma alta de HK$ 9,7 (R$ 6,57) por ação em 4 de janeiro, mais de duas vezes acima de seu preço de oferta pública inicial de HK$ 3,85 (R$ 2,61) cada, dando a Tang uma fortuna máxima de US$ 8,6 bilhões (R$ 45,79 bilhões).
No entanto, o professor, que ainda ministra cursos de visão computacional e processamento de vídeo na Universidade Chinesa de Hong Kong, já perdeu quase 70% de sua fortuna. As ações da SenseTime estão caindo porque os investidores estão reavaliando as perspectivas de lucro da empresa, diz Shen Meng, diretor do banco de investimentos Chanson & Co, sediado em Pequim.
“As avaliações de mercado anteriores eram muito altas”, diz Shen. “A área de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da SenseTime é voltada para as chamadas tecnologias centrais. Mas há muitas incertezas e levará algum tempo para que os gastos gerem lucro real”.
Mas as perdas atribuíveis aos acionistas também aumentaram mais de 40%, para US$ 2,6 bilhões (R$ 13,84 bilhões). Em seu relatório anual, a empresa atribuiu o prejuízo às perdas de valor das ações preferenciais, bem como ao aumento dos custos de pesquisa, que ficaram em US$ 457 milhões (R$ 2,43 bilhões), ou cerca de 65% das vendas totais do ano passado.
A SenseTime se comprometeu em seu relatório anual a manter “a liderança do setor em investimento em pesquisa e desenvolvimento” neste ano. A equipe de pesquisa é composta por 4.274 pessoas, o que representa 70% do total de funcionários.
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