Ibovespa recua na abertura com risco fiscal no radar

5 de julho de 2022

O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (5) em queda de 0,91%, aos 97.708 pontos, seguindo o mau humor dos índices futuros em Wall Street após a volta do feriado da Independência. Por lá, as preocupações com a possibilidade de uma recessão seguem preocupando o mercado.

No cenário doméstico, o risco fiscal continua no radar dos investidores, com a PEC dos Auxílios aumentando o temor do mercado. O relator do texto na Câmara quer aumentar os gastos para R$ 50 bilhões.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Na agenda econômica, o destaque ficou para o PMI (Índice de Gerentes de Compras, em português). Segundo o indicador, a expansão do setor de serviços no Brasil acelerou com força em junho e igualou o recorde da série histórica apesar das fortes pressões de preços.

O PMI saltou a 60,8 em junho, de 58,6 em maio, igualando a taxa mais alta na série histórica, vista em abril de 2007, em meio à entrada quase recorde de novos trabalhos e com a demanda em expansão.

Além disso, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que a produção da indústria teve em maio avanço de 0,3% em relação ao mês anterior, no quarto resultado positivo seguido, acumulando no período alta de 1,8%.

Cenário internacional

O mercado asiático encerrou a sessão de hoje sem uma única direção, com preocupações diante a novos casos de Covid-19. Na China, o índice Xangai caiu 0,04%.

O Shenzhen cedeu 0,55% e, em Tóquio, o Nikkei fechou em alta de 1,03%. Em Hong Kong, o Hang Seng teve valorização de 0,10%. Em Seul, o índice Kospi encerrou o dia em alta de 1,80% e, em Taiwan, o Taiex valorizou 0,93%.

Nos Estados Unidos, as Bolsas voltam a operar após o feriado da Independência. No entanto, a possibilidade de uma recessão segue prejudicando o desempenho do mercado e os índices futuros apresentam queda nesta manhã. Dow Jones caía 1,60%, aos 30.599 pontos. S&P 500 e Nasdaq recuavam 1,68% e 1,69%, respectivamente. (Com Reuters)

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022