Ibovespa abre em alta após IPCA mostrar deflação em julho

9 de agosto de 2022

O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (9) em alta de 0,45%, por volta das 10h09 (horário de Brasília), caminhando para os 109 mil pontos (108.893). Se o patamar positivo se manter até o fechamento, o principal índice da Bolsa brasileira terá o seu sexto dia de alta.

No cenário doméstico, investidores reagem à deflação mensal do IPCA em julho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo caiu 0,68% no mês, registrando a menor taxa desde o início da série histórica, em janeiro de 1980.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Essa foi a primeira deflação mensal desde maio de 2020 (-0,38%), de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em junho, o indicador registrou alta de 0,67%. No acumulado de 12 meses até julho, o IPCA teve alta de 10,07%, contra 11,89% do mês anterior.

Mais cedo, o Banco Central divulgou a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), quando foi divulgado um aumento de 0,5 ponto percentual, elevando a taxa Selic para 13,75% ao ano, maior patamar desde janeiro de 2017, além de indicar que poderá encerrar o agressivo ciclo de aperto com um ajuste menor em setembro.

Em nota, o Comitê sinalizou que avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, na próxima reunião, com o objetivo de trazer a inflação para o redor da meta no horizonte relevante.

“Além disso, dada a persistência dos choques recentes, o Comitê seguirá vigilante e avaliará se somente a perspectiva de manutenção da taxa básica de juros por um período suficientemente longo assegurará tal convergência”, diz o comunicado.

Nos Estados Unidos, os principais índices de Wall Street operam em queda, com o mercado esperando a última leitura do índice do CPI (preços ao consumidor, em português) de julho que será divulgada amanhã (10).

O indicador pode trazer uma luz em relação aos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve. Na última sexta-feira (5), após o Payroll mostrar que os Estados Unidos geraram mais empregos do que o esperado, o mercado entendeu que o Fed pode ser mais agressivo na próxima reunião.

Em meio a esse cenário, o Dow Jones futuro operava, às 10h, praticamente estável, com variação positiva de 0,02%. Enquanto isso, o S&P 500 registrava queda de 0,22% e o Nasdaq recuava 0,60%.

As Bolsas asiáticas operaram sem uma direção definida, refletindo um dia ameno na agenda econômica. Por lá, investidores aguardam os dados de inflação dos Estados Unidos de amanhã.

Na China, o Xangai avançou 0,32% e o Shenzhen +0,24%. Em Tóquio, o Nikkei registrou queda de 0,88% e, em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,21%. Em Taiwan, o Taiex subiu 0,20% e, em Seul, o Kospi avançou 0,42%.

O dólar registrava queda frente ao real, com desvalorização de -0,21%, cotado a R$ 5,1016. (Com Reuters)

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022