Fed diz que bancos devem gerir riscos maiores de depósitos de criptomoedas

12 de outubro de 2022

Stablecoins são criptomoedas projetadas para ter um valor estável em relação às moedas tradicionais ou a uma mercadoria como ouro

Dado Ruvic/Reuters

As volatilidades do mercado de criptomoedas destacaram riscos potenciais para entidades bancárias

Bancos que aceitam depósitos de empresas de criptomoedas devem estar cientes do aumento de riscos de liquidez, especialmente se as empresas estiverem altamente interconectadas com outros negócios de ativos digitais, disse Michael Barr, vice-presidente de supervisão do Fed (Federal Reserve), nesta quarta-feira (12).

Barr disse que o Fed está trabalhando com o Gabinete de Controladoria da Moeda e com a Federal Deposit Insurance para destacar os riscos para os bancos de concentrar seus depósitos na indústria de criptomoedas, alertando que as instituições financeiras podem experimentar flutuações de depósitos ligadas a oscilações de preços no mercado de criptomoedas mais amplo.

Leia também: Farfetch adere ao pagamento via criptomoedas no Brasil

“A recente volatilidade nos mercados de criptomoedas demonstrou a extensão da centralização e interconexão entre empresas de criptoativos, o que contribui para aumentar o estresse”, disse ele.

“Embora os bancos não estivessem diretamente expostos a perdas desses eventos, esses episódios destacaram riscos potenciais para entidades bancárias.”

Falando na DC Fintech Week, Barr disse que o envolvimento dos reguladores com as instituições financeiras sobre os riscos de aceitação de depósitos de empresas de criptomoedas “não se destina a desencorajar os bancos de fornecerem acesso” a serviços bancários para empresas de moedas digitais, mas garantir que quaisquer riscos sejam devidamente mitigados.

Os comentários de Barr são suas primeiras observações sobre criptomoedas desde que assumiu o principal posto regulatório no Fed em julho. No discurso, Barr disse que os reguladores precisam equilibrar o apoio à inovação enquanto fornecem proteções aos consumidores e preveninem riscos sistêmicos.

Barr também alertou que as empresas de criptomoedas que fazem declarações erradas sobre seguro de depósitos podem confundir clientes e gerar maiores saques em bancos vinculados ao mercado de moedas digitais em períodos de estresse.

Os comentários seguem a ação que o FDIC tomou em agosto, quando mandou a corretora de criptomoedas FTX, juntamente com várias outras empresas do setor, interromperem o que chamou de “falsa e enganosa” alegação de que os recursos depositados na companhia são segurados pelo governo.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022