Ibovespa abre em alta acompanhando bom humor global

30 de novembro de 2022

O Ibovespa iniciou o último pregão do mês em alta de 0,37%, aos 111.335 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). O principal índice da B3 segue o desempenho dos mercados internacionais, que aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), que pode trazer mais sinalizações sobre o andamento da política monetária da maior economia do mundo.

Na zona do euro, a inflação diminuiu muito mais do que o esperado em novembro, aumentando as esperanças de que o forte crescimento dos preços já tenha passado do pico e reforçando a expectativa de uma desaceleração nos aumentos de juros do Banco Central Europeu no próximo mês.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Os preços ao consumidor nos 19 países que adotam o euro subiram 10,0% neste mês, após uma alta de 10,6% em outubro, ficando bem abaixo das expectativas de 10,4% apontada por uma pesquisa da Reuters com analistas.

As ações da China e de Hong Kong tiveram nova alta nesta quarta-feira, com os participantes do mercado comemorando uma flexibilização das medidas contra a Covid-19 na cidade de Guangzhou e as ações de automóveis subindo com a expectativa de possíveis políticas favoráveis ao setor.

A cidade de Guangzhou, no sul do país, relaxou as regras de prevenção da Covid em vários distritos, impulsionando os ânimos do mercado abalados por dados de atividades de serviços e indústria da China piores do que o esperado.

A única exceção de alta foi Tóquio, com o Nikkei caindo 0,21%. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 2,16%. Em Taiwan, o Taiex teve avanço de 1,16% e na Coreia, o Kospi registrou valorização de 1,61%. Na China, o Xangai teve alta de 0,05% e o Shenzhen +0,12%.

Por aqui, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,3% nos três meses até outubro, a mais baixa para o período desde 2014.

O nível é menor desde o trimestre terminado em julho de 2015, com 9 milhões de pessoas, enquanto a população ocupada, de 99,7 milhões, foi recorde da série iniciada em 2012.

No trimestre até outubro, o número de trabalhadores com carteira assinada aumentou 2,3% sobre o trimestre anterior, mesmo desempenho registrado no número de empregados sem carteira no setor privado.

Apesar de abrir no viés positivo, o Ibovespa caminha para terminar novembro no negativo, pressionado por incertezas relacionadas principalmente ao rumo fiscal do País. Investidores locais seguem de olho nas últimas notícias sobre a PEC da Transição.

O dólar sobe 0,36% frente ao real, negociado a R$ 5,3070. (Com Reuters)