A edição 23 do Big Brother Brasil (BBB) começou na segunda-feira (16) na TV Globo e o país poderá acompanhar 22 competidores disputando um prêmio estimado em R$ 1,5 milhão. Todos, menos um, serão eliminados durante a prova. No entanto, nem tudo está perdido para eles.
As últimas edições do “reality show” provaram que não só os ganhadores têm a chance de ficar milionários após o confinamento. Muitos participantes das outras 22 edições souberem usar a visibilidade do BBB para angariar patrocínios e faturar com diversas formas de publicidade.
Participante da edição 2022 do programa – considerada “flopada” para muitos espectadores –, a paraibana Eslô Marques afirmou à Forbes que conseguiu faturar mais de R$ 1,5 milhão em trabalhos. Sem abrir valores, a ex-BBB cita empresas grandes em cujas campanhas publicitárias trabalhou, como Avon, McDonald ‘s, Shein, Hyundai, Garnier e Coca-Cola.
“Quando a gente sai a demanda é bem grande, até porque o programa ainda é recente. Então tem muitas oportunidades”, diz Marques. “Nesse momento é importante saber o posicionamento que você quer ter no mercado e conseguir selecionar as marcas que combinam com o seu perfil.”
Outros nomes do programa também se saíram muito bem, ainda que sem o título de campeões. O atleta Paulo André, que entrou como camarote, com pouco mais de 80 mil seguidores no Instagram, saiu com mais de 7 milhões e atualmente tem 9,4 milhões de seguidores nessa rede social. No TikTok, ele soma mais de 2 milhões.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O PA, como ficou conhecido, saiu do programa com R$ 500 mil no bolso por conquistar o segundo lugar. Porém, ele conseguiu muito mais fora da casa. Foi contratado pela agência Way Models, desfilou no Fashion Rio, é embaixador da Nike e da marca de perfumaria de luxo Paco Rabanne, além de fazer publicidades para as marcas Sadia, iFood e Colcci.
Participantes de edições anteriores seguem colhendo os frutos até hoje. Thais Braz, da edição de 2021, afirmou à Forbes que muitos dos trabalhos atuais ainda são um reflexo do tempo que esteve no BBB.
“Estar por três meses em rede nacional, todos os dias, aproxima o público da nossa imagem. Consequentemente, as marcas querem continuar se comunicando com eles pelas minhas redes sociais, por meio dos conteúdos que crio e compartilho”, afirma Braz.
Seu trabalho com a marca de roupas de banho, Naked Swimwear, foi tão bem sucedido que a empresa a convidou para ser sócia e participar dos negócios. “Com certeza é um dos meus maiores desafios de 2023 e um dos melhores resultados do meu trabalho pós-BBB.”
Felipe Prior, um dos nomes mais populares da edição de 2020 do BBB, continua colhendo os frutos da disputa histórica de paredão contra Manu Gavassi. “O Big Brother com certeza mudou a minha vida. Tem três anos da minha participação e meu engajamento continua muito alto em todas as redes sociais. Ainda tenho muita procura por trabalhos, ao ponto de ter que recusar alguns”, diz Prior. Ele conta à Forbes que não só atingiu R$ 1,5 milhão em trabalhos, como ultrapassou esse valor.
Entretanto, ainda tem alguns objetivos que deseja atingir graças à participação no reality. “Fiz muitas coisas legais nesses últimos anos, mas ainda tenho o sonho de trabalhar com marcas que eu gosto muito. Não surgiu a oportunidade, mas vou continuar de olho e correr atrás.”
-
Foto: Reprodução/ Instagram 1. Paulo André (PA)
Edição: BBB 2022
Seguidores: 9,4 milhões no Instagram + 1,2 milhão no TikTokO PA entrou na edição 22 do BBB como camarote, por ser atleta e competidor nas Olímpiadas. No início do jogo, somava pouco mais de 84 mil seguidores no Instagram. Sua amizade com o surfista Pedro Scooby e o romance com a influencer Jade Picon ganharam o público, levando o atleta ao posto de segundo lugar do reality, conquistando R$ 500 mil com o programa.
Aqui fora, ele foi contratado pela agência Way Models e chegou a desfilar no Fashion Rio no ano passado. Além disso, ele é embaixador da Nike e da marca de perfumaria de luxo Paco Rabanne, além de fazer publicidades para as marcas Sadia, iFood e Colcci.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 2. Eslô Marques
Edição: BBB 2022
Seguidores: 3,1 milhões no Instagram + 1,6 milhão no TikTokEslovênia Marques, conhecida como Eslô, conquistou o Miss Pernambuco em 2018 e no mesmo ano participou do concurso Miss Brasil, onde conquistou o título de “melhor oratória”. Ela entrou no BBB em 2020, onde ficou conhecida pelo “pé frio”, ao sentar ao lado dos participantes que eram eliminados no paredão.
A participante, que entrou solteira, saiu em um relacionamento sério com o outro confinado Lucas Bissoli, que viralizou como o “Barão da Piscadinha”. Ao sair do programa, conquistou publicidade com marcas grandes como Americanas, Avon, McDonald’s, Shein, Hyundai e Garnier.
Recentemente, se formou em Marketing e atua como influenciadora digital nas áreas de moda, beleza e estilo de vida.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 3. Jade Picon
Edição: BBB 2022
Seguidores: 21,7 milhões no Instagram + 9,6 milhões no TikTokJade Picon ficou famosa na internet ainda adolescente ao aparecer nos vídeos de seu irmão mais velho, Leo Picon. Foi então que ela começou a produzir seu próprio conteúdo sobre moda, viagens e treinos. A influencer entrou no BBB em 2022 como a camarote mais conhecida, com mais de 10 milhões de seguidores no Instagram.
Antes de entrar no programa, Picon já tinha uma marca própria de roupas, a Jade Jade, que chegou a esgotar alguns itens no site depois que a influencer usou as pessoas durante o programa da TV Globo.
Após sair do reality, Jade Picon foi convidada pela emissora do BBB para protagonizar a novela das nove, “Travessia”, o primeiro trabalho como atriz da influencer.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 4. Lucas Bissoli
Edição: BBB22
Seguidores: 1,7 milhão no Instagram + 494 mil no TikTokDécimo eliminado da 22ª edição do Big Brother Brasil, Lucas Bissoli tem atualmente 1,7 milhões de seguidores no Instagram. O ex-brother é formado em engenharia e, após sair do reality, passou a estudar medicina. Nas redes sociais, Bissoli divide sua rotina lifestyle, juntamente com sua namorada, Eslô Marques – que conheceu durante o confinamento. A publicidade mais recente do ex-BBB é com a marca Rexona, impulsionada por conta do meme aqui fora. Durante o programa, Bissoli enchia a mala com desodorante e outros itens de uso pessoal.
-
Anúncio publicitário -
Foto: Reprodução/ Instagram 5. Eliezer
Edição: BBB 2022
Seguidores: 2,5 milhões no InstagramEliezer é designer e empresário, entrou no BBB 2022 como pipoca. Segundo ele, conquistou a independência financeira aos 18 por ter começado a trabalhar muito cedo, ainda aos 14. É sócio de uma agência de Marketing e Branding e apaixonado por viagens, principalmente para lugares exóticos.
Em sua passagem pelo reality da Globo ganhou notoriedade ao se envolver intimamente com duas participantes e criar uma forte amizade com o participante Vinícius. Fora do programa, se envolveu com a ex-BBB da edição de 2021, Viih Tube, com quem está em um relacionamento atualmente, à espera de uma filha.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 6. Thais Braz
Edição: BBB 2021
Seguidores: 4,1 milhões no Instagram + 1,5 milhões no TikTokAntes do BBB, Braz trabalhou como dentista (é cirurgiã-dentista por formação), produtora, DJ e modelo. Seu sonho era empreender e criar uma loja de biquínis. No programa, viralizou com memes em que mudava de expressão facial muito rapidamente, passando de uma gargalhada para uma expressão séria.
Considerada planta por parte da audiência, a percepção das marcas do lado de fora da casa foi diferente. Ainda em julho do seu ano de participação (2021), a hoje influencer contou que estava próxima do valor de R$ 1 milhão por seus trabalhos publicitários. Atualmente, é sócia de uma das marcas para as quais trabalhou e conquistou o sonho de ter uma loja de biquínis.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 7. Arthur Picoli
Edição: BBB 2021
Seguidores: 4,5 milhões no InstagramInstrutor de crossfit e personal trainer, Arthur Picoli foi o 14º eliminado da 21ª edição do Big Brother Brasil. Antes de se profissionalizar nas modalidades, o capixaba também já se arriscou no futebol, jogando em clubes como Atlético Goianiense e Ponte Preta, mas uma lesão fez com que Picoli se afastasse dos gramados.
Após a participação no reality, Picoli chegou a fazer publicidades nas redes sociais para as marcas Brahma, PagSeguro, Tim Brasil, Bozzano e L’Occitane au Brésil. Para a marca de cerveja, o ex-BBB chegou até a participar de uma campanha publicitária ao lado do narrador Galvão Bueno durante a Copa do Mundo.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 8. Sarah Andrade
Edição: BBB21
Seguidores: 8,2 milhões no Instagram + 2 milhões no TikTokConsultora de marketing digital, Sarah entrou no BBB 21 e, em pouco tempo, conseguiu fazer uma leitura inteligente do jogo ao lado de Gil do Vigor e Juliette, conquistando os telespectadores e ganhando favoritismo na competição. Ao entrar em conflito com a campeã Juliette, Sarah perdeu o seu posto de favorita e saiu em um paredão com a campeã.
Aqui fora, a consultora conseguiu conquistar o público de volta e trabalhar a sua imagem. Completando dois anos desde a sua participação, Sarah ainda faz publicidade para marcas grandes como a Brahma e trabalha seu empreendedorismo, com sua loja online de jóias Opya.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 9. Camilla de Lucas
Edição: BBB21
Seguidores: 9,9 milhões no Instagram + 5,3 milhões no TikTokCamilla de Lucas começou a fazer sucesso em 2017 como influenciadora digital. Graças a seus vídeos engraçados e sobre moda, em 2021 ela entrou no “Camarote” do reality show, o que não lhe rendeu o prêmio final, mas a fez conquistar o terceiro lugar — levando R$ 500 mil para a casa. Após sua saída, a Globo a contratou para apresentar o programa “Masked Singer”, onde ficou até o fim do contrato, em 2022. A ex-BBB já fez publicidades para as marcas Downy, Devassa, Always Brasil, Tim Brasil e outras.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 10. Gil do Vigor
Edição: BBB 2021
Seguidores: 14,3 milhões no Instagram + 2,2 milhões no TikTokParticipante da edição 2021 do programa e Forbes Under 30, Gil do Vigor faturou, seis meses após ter sido eliminado do BBB, o equivalente a R$ 15 milhões em publicidade – dez vezes o prêmio recebido por Juliette Freire, a vencedora da edição. Gil ficou em quarto lugar e nem chegou até a final.
O ex-BBB teve uma participação icônica no programa ao ser um dos melhores amigos de Juliette durante a edição, com altos e baixos na relação da dupla. Além disso, Gil protagonizou brigas, momentos de descontração e contagiou com sua personalidade animada. Fora do programa, trabalhou com marcas grandes como Motorola, Santander, Casas Bahia e outras.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 11. Babu Santana
Edição: BBB 2020
Seguidores: 5,4 milhões no InstagramIntegrante do grupo camarote no BBB 20, o ator Babu Santana já tinha vivido Tim Maia nos cinemas e feito parte do elenco das novelas e séries da TV Globo. Ao entrar para o reality, porém, afirmou estar endividado e sofrendo pela falta de oportunidades na carreira.
Babu dividiu as opiniões dos espectadores por sua personalidade forte e acabou em quarto lugar na competição. Após a participação no programa, assinou contrato com a TV Globo e protagonizará o filme biográfico sobre Maguila.
Além disso, estrelou campanhas para marcas como Estomazil e Omo, além de fazer publicidade em seu Instagram para Seara, Americanas, PicPay, Gillette, Fiat, Wizard e iFood.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 12. Felipe Prior
Edição: BBB 2020
Seguidores: 5,9 milhões no Instagram + 2,5 milhões no TikTokFelipe Prior era um dos participantes mais queridos do público para receber o prêmio da 20ª edição do BBB. Mas um paredão histórico com Manu Gavassi, que ultrapassou o total de 1,5 bilhão de votos, fez com o que paulistano precisasse dar adeus à casa.
Prior atualmente é empresário da dupla sertaneja Brenno & Gustavo, além de ser sócio da pizzaria ZALT.ZN, localizada na zona norte de São Paulo, que passou a ser mais conhecida após a sua jornada no reality show.
Mesmo depois de três anos do programa, as publicidades o seguem. Por sair da casa como um dos maiores participantes da história do BBB, as marcas o procuraram. “Também já fui atrás de algumas, em especial quando estão ligadas a alguma coisa que eu gosto muito de fazer, como esportes, por exemplo”, conta.
-
Foto: Reprodução/ Instagram 13. Flayslane
Edição: BBB 2020
Seguidores: 7,5 milhões no Instagram + 3,9 milhões no TikTokConhecida pelos memes dentro do reality show, Flayslane conquistou o carinho do público aqui fora. Antes do programa, ela trabalhava como cantora. Dividia os palcos com Mara, com quem formava a dupla sertaneja Lane e Mara. Atualmente, Flay segue apostando na música, mas em carreira-solo.
Seu repertório inclui feat com famosos como João Bosco e Gabriel, Lucas Lucco e Jerry Smith. O plano para este ano, inclusive, é lançar um álbum. Entre as publicidades nas redes, a cantora já trabalhou com as marcas Swift e McDonald’s.
-
Bianca Andrade, Boca Rosa 14. Bianca Andrade
Edição: BBB 2020
Seguidores: 18,2 milhões no Instagram + 2,3 milhões no TikTokMais conhecida pelo nome artístico Boca Rosa, Bianca também integrou o elenco do BBB 20, como parte do grupo camarote. Ela entrou para o programa com milhões de seguidores no Instagram e no YouTube, e já tinha uma carreira consolidada, mas queria expandir seu público para fora da internet.
Dona das marcas Boca Rosa Beauty e Boca Rosa Hair, Bianca aproveitou o programa para divulgar seus produtos. Sua participação no BBB não durou muito, já que ela foi a quinta eliminada. Mas seu objetivo foi cumprido: as vendas dos produtos triplicaram e a marca teve faturamento de R$ 120 milhões, mesmo em ano de pandemia.
-
Reprodução/Instagram 15. Pyong Lee
Edição: BBB20
Seguidores: 7,5 milhões no Instagram + 4,1 milhões no TikTokOutro participante do grupo camarote do BBB 20, Pyong Lee entrou para o programa já conhecido pelo seu trabalho como hipnólogo e por ter integrado a lista Under 30 de 2018 da Forbes. Visto como um dos grandes favoritos ao prêmio por sua forma analítica de jogar no reality, Pyong foi o oitavo eliminado.
Assim que saiu da casa, retomou seu trabalho como criador de conteúdo. Fundou o Instituto Quasar, que oferece formação em hipnoterapia avançada e neurociência aplicada e também trabalha prestando mentorias para empreendedores no Instituto Êxito, do qual é sócio.
1. Paulo André (PA)
Edição: BBB 2022
Seguidores: 9,4 milhões no Instagram + 1,2 milhão no TikTok
O PA entrou na edição 22 do BBB como camarote, por ser atleta e competidor nas Olímpiadas. No início do jogo, somava pouco mais de 84 mil seguidores no Instagram. Sua amizade com o surfista Pedro Scooby e o romance com a influencer Jade Picon ganharam o público, levando o atleta ao posto de segundo lugar do reality, conquistando R$ 500 mil com o programa.
Aqui fora, ele foi contratado pela agência Way Models e chegou a desfilar no Fashion Rio no ano passado. Além disso, ele é embaixador da Nike e da marca de perfumaria de luxo Paco Rabanne, além de fazer publicidades para as marcas Sadia, iFood e Colcci.