AliExpress, Shein e Shopee: brasileiros compraram US$ 13 bi em 2022

23 de fevereiro de 2023
GETTY IMAGES

Apenas em dezembro de 2022, os consumidores gastaram US$ 1,6 bilhão (R$ 8,2 bilhões)

Os brasileiros gastaram US$ 13,1 bilhões (R$ 67,2 bilhões) em 2022 com compras de produtos importados de pequeno valor, classe que reúne plataformas de consumo como AliExpress, Shein e Shopee. O valor é o mais alto visto no país até hoje.

De acordo com os dados do Banco Central, mapeados pela fintech de comércio exterior Vixtra, o valor representa uma alta de 132% em relação aos doze meses de 2021, quando o montante atingiu US$ 5,6 bilhões (R$ 28,7 bilhões).

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Apenas em dezembro de 2022, os consumidores gastaram US$ 1,6 bilhão (R$ 8,2 bilhões) com as compras internacionais, alta de 164% em comparação ao mesmo período de 2021.

O percentual de crescimento do ano passado foi inflado pelos resultados fracos de 2021, diz Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra. Por isso, os bons números de 2022 eram esperados. “A pandemia começou em 2020 e também afetou os resultados de 2021″” diz ele. “Com as fábricas retomando a produção no ano passado, os brasileiros também voltaram a comprar”, explica.

Ele diz acreditar que ainda há espaço para crescimento das importações chinesas. “O ano de 2022 também foi desafiador, apesar do aumento das vendas. Tivemos a Guerra na Ucrânia e um repique da Covid-19 no fim do ano na China”, diz Baltieri. “Se essas questões forem resolvidas, as importações brasileiras podem crescer ainda mais.”