Cacau Show é maior rede de franquias do país; veja ranking

9 de fevereiro de 2023

Unidade da Cacau Show

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou hoje (9) o ranking das maiores redes de franquias no país por unidade. Na edição deste ano, a Cacau Show conquistou o topo pela primeira vez, após aumentar em 33,1% o seu número de operações. Hoje, a marca tem 3.763 unidades distribuídas pelo país.

A segunda posição ficou com O Boticário, com 3.687 pontos em funcionamento, crescimento de 1% na comparação anual. O McDonald’s, por sua vez, manteve o terceiro lugar do ranking, com 2.595 franquias em 2022.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Para completar o Top 5 das maiores franquias do Brasil, a Colchões Ortobom aparece em quarto lugar, subindo uma posição em relação ao ano passado, enquanto a Odontocompany subiu da 12ª colocação para a quinta posição, com crescimento de 22,5% no período.

Na edição deste ano, as redes de alimentação ganharam espaço, com 36% de participação, seguidas por empresas de serviços automotivos (15%) e saúde, beleza e bem-estar (13%).

“O estudo das 50 maiores deste ano traz muitas movimentações importantes, começando com o novo líder. Embora tenha crescido a participação de redes de Alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada”, explica o presidente da ABF, Tom Moreira Leite. “A implantação de novos modelos de negócios para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes.”

Mercado de franquias

A ABF também apontou um crescimento de 14,3% no mercado de franquias do país em 2022, com o faturamento das redes totalizando R$ 211,4 bilhões no período de 12 meses.

De acordo com a associação, alguns fatores contribuíram para o forte desempenho no ano, sendo eles: o retorno do comércio e atividades presenciais; a recuperação da taxa de emprego; avanço da digitalização e ganhos provenientes das lições da pandemia.

“A emergência de novos modelos de negócio, principalmente virtuais e home based, o crescimento acelerado das microfranquias e marcas de outros mercados aderindo ao franchising são aspectos que também contribuíram para o resultado”, afirma a ABF em relatório.

No ano, todos os segmentos avaliados pela associação apresentaram aumento de faturamento, com destaque para o setor de hotelaria e turismo, com alta de 24,5%.

Para 2023, a ABF projeta um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, além do avanço de 10% no número de unidades, 4% em redes e 10% no número de empregados do setor.

Veja quais são as 10 maiores redes de franquias do Brasil

1. Cacau Show

Operações: 3.763
Variação anual: +33,1%

2. O Boticário

Operações: 3.687
Variação anual: +1%

3. McDonald’s

Operações: 2.595
Variação anual: +0,40%

4. Colchões Ortobom

Operações: 2.373
Variação anual: +14,2%

5. Odontocompany

Operações: 1.998
Variação anual: +22,5%

6. Subway

Operações: 1861
Variação anual: -0,10%

7. AM/PM

Operações: 1774
Variação anual: -3,6%

8. Seguralta – Bolsa de Seguros

Operações: 1755
Variação anual: +4,3%

9. Lubrax+

Operações: 1711
Variação anual: +2,6%

10. Óticas Carol

Operações: 1460
Variação anual: 0,00%