Ibovespa fecha em leve queda pressionado por cenário de juros do Fed

7 de fevereiro de 2023

Nesta terça-feira (7), o Ibovespa fechou em leve queda de 0,82% a 107.829,73 pontos, movimentando um volume financeiro de R$ 22,4 bilhões. O pregão foi influenciado por Wall Street após declarações sobre o comportamento futuros dos juros americanos pelo presidente do Fed (Federal Reserve), o banco central americano, Jerome Powell, durante a tarde. De manhã havia sido divulgada a Ata da 252ª reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que teve um tom ‘mais amigável’ com o governo, de acordo com o ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Powell, do Fed comentou os dados do emprego divulgados na última sexta-feira (3). Ele afirmou que o banco central norte-americano teria espaço para aumentar os juros. Powell não comentou se a abertura de 517 mil vagas em janeiro, ante uma projeção de 183 mil, teria influenciado o aumento de 0,25 ponto percentual nos juros na semana passada. Porém, ele afirmou que os dados “mostram por que [a redução da inflação] será um processo que leva um período de tempo significativo”.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Marcus Labarthe, sócio da GT CAPITAL, constata: “…as projeções do Fed estão condicionadas a novos dados, lembrando que as altas na taxas de juros interferem no apetite do investidor para o risco e trazem ceticismo sobre a manutenção ou mudança da trajetória na taxa de juros nos EUA. Powell também disse que espera que 2023 seja um ano de queda na inflação e que a desinflação já começou sem prejudicar o mercado de trabalho. As falas agradaram e deram um alívio momentâneo ao mercado.”

A ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgada nesta terça-feira (7) menciona pontos importantes do trabalho do governo e é mais amigável, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Camila Abdelmalack, economista da Veedha Investimentos, explica: “Embora o Banco Central tenha reforçado que o ambiente inflacionário segue desafiador, as projeções para o resultado fiscal em 2023 estão melhores, tanto no Boletim Focus quanto em outras projeções.”

Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse em evento que a independência do Banco Central é importante porque desconecta o ciclo da política monetária do ciclo político, comentário que veio em meio às críticas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia da autarquia e ao patamar da taxa de juros. Campos Neto se manifestou durante a sua palestra no evento 2023 Milken South Florida Dialogues, em Miami.

Sobre as críticas do presidente da república, Rodrigo Moliterno, especialista de Renda Variável da Veedha, afirma: “O mercado segue atento às falas de Lula em relação ao Banco Central, e isso continua gerando alta volatilidade para o nosso mercado.” Moliterno acrescenta ainda o perfil mais conservador e de aversão aos riscos que o Ibovespa tem apresentado ultimamente.

Nos Estados Unidos, Dow Jones e o S&P 500 abriram em baixa enquanto os investidores aguardam o discurso do chair do Federal Reserve para obter mais pistas sobre por quanto tempo o banco central norte-americano vai manter os juros altos. Mas as bolsas em Wall Street voltaram a subir no fim da tarde, e fecharam com um leve ganho.

Na Europa, os pregões obtiveram ganhos leves, sustentados por alguns balanços corporativos otimistas, embora investidores tenham ficado cada vez mais nervosos com a possibilidade de que as taxas de juros permaneçam mais altas por mais tempo no cenário externo.

(Com Reuters)