A estratégia começou com o pé direito: a B.O.B já vendeu 100 mil barras nos Estados Unidos desde março de 2022 entre produtos de haircare e higiene pessoal. O feito trouxe um faturamento adicional de US$ 1 milhão (R$ 5,2 milhões), número que a empresa vai buscar duplicar neste ano.
O nome em inglês não é uma coincidência. Internacionalizar esteve nos planos de Andreia e seu cofundador Victor Lichtenberg desde a fundação da empresa, em 2017. Porém, isso só foi possível no ano passado, quando a dupla percebeu que o portfólio era suficiente para a expansão. “O Brasil é um mercado de teste para muitas marcas. Se o produto emplacar por aqui, tem potencial no resto do mundo”, diz Andreia. “Entendemos que, tendo uma linha de sucesso e retenção de clientes nacionais, estávamos mais do que prontos para levar os produtos para fora do país. O potencial é gigante”.
O momento também foi acertado pelo mercado de beleza ‘waterless’. Os negócios globais foram avaliados em US$ 8,5 bilhões em 2021 e a expansão prevista é de 10,6% ao ano nos próximos cinco anos, segundo a consultoria Grand View Research. Até 2028, a previsão é um valor de US$ 17,2 bilhões. Além disso, cosméticos de cuidados com o cabelo é o segmento que mais se expande e a América do Norte é o mercado com o crescimento mais rápido atualmente.
Depois dos EUA, Andreia conta que o plano é estabelecer a marca em países com mercados mais ‘maduros’ e conscientes quando o assunto é cosméticos sólidos e beleza limpa. No Brasil, foi preciso usar as redes sociais para educar o público sobre os benefícios das barras para o meio ambiente e para o corpo. A empresária diz acreditar que a expansão será natural, guiada pelo conhecimento da dupla de certos mercados externos, já que ela mora na Alemanha e Victor é norte-americano (mas mora no Brasil).
MERCADO INTERNO
A aposta é que a internacionalização acelere este crescimento, junto com a expansão do seu portfólio. Há diversos lançamentos programados, inclusive em parceria com outras marcas que têm propostas sustentáveis. A primeira aconteceu no início de março, com um sabonete íntimo em barra criado com a Panty’s. Do que começou com apenas três produtos para cabelo em 2019, hoje são 21 itens, entre haircare, skincare, desodorantes naturais e até uma linha infantil – todos sólidos, veganos e cruelty free.