De acordo com Igor Romeiro, CEO da Efund, as pesquisas de mercado mostram o crescimento do número de mulheres à frente de startups. “Porém, a proporção ainda é muito baixa”, diz. Para o executivo, as mulheres são capazes de ganhar mais por dólar investido, mas esbarram nas dificuldades criadas por um mercado que ainda não está preparado para recebê-las e apoiá-las.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
“Abrir o próprio negócio é a forma encontrada por algumas para colocar em prática suas ideias e, claro, ganhar dinheiro liderando um projeto que, na maioria das vezes, não seria aceito em grandes empresas”, diz Romeiro. Para ele, isso explica por que a participação delas na economia vem aumentando.
Indicadores
Os números mostram que o empreendedorismo está cada vez mais feminino. O Gender Gap Report 2022 (Relatório de Diferença de Gênero), apresentado durante o Fórum Econômico Mundial, analisou 146 países e concluiu que o número de empreendimentos administrados por mulheres cresceu 41% ante uma alta de 22% nos geridos por homens.
Pesquisa sobre empreendedorismo realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor em parceria com o Sebrae, indica que há 30 milhões de mulheres empreendedoras em um universo de 52 milhões de empreendedores, ou seja, elas representam mais da metade dos pequenos negócios no país.