Conheça os primeiros passos para digitalizar seu negócio

9 de junho de 2023

Omnicanalidade: a fusão entre os canais de vendas físicos e digitais é mais uma aposta do executivo do Google Brasil. “Todos os pontos de contato com o consumidor têm seu objetivo, e o redesenho dos papéis desses canais passa a levar em conta o espírito de promover uma experiência diferente”, diz. No mundo presencial, segundo ele, empresas focarão em ambientes agradáveis e atendimento diferenciado. Já no virtual, as barreiras de pagamentos e disponibilidade de produtos passarão a ser quase nulas.

Blue Planet Studio/Getty Images

Muitas vezes, o empreendedor não começa a digitalizar seu negócio por ter possibilidades demais
Blue Planet Studio/Getty Images

Não é novidade para ninguém que estar no digital é necessário para o crescimento de qualquer negócio, a questão é: como digitalizar um negócio que já existe?

Existem passos que você pode seguir para trazer seu negócio para o digital. Eu sei disso porque meus alunos aplicaram e funcionou para eles. Eu tenho um treinamento de empreendedorismo digital, o IMATIZE. Nele, ensino pessoas a utilizarem o digital para alavancar os resultados de um negócio que já tenham, ou criar um negócio do zero, escalável, que seja digital.

Como já falo sobre empreendedorismo nas minhas redes sociais, sempre recebo mensagens de pessoas que me acompanham perguntando sobre o tema. Uma das dúvidas mais frequentes é: entendi que o digital é essencial, mas não faço ideia de como usá-lo no meu negócio, que é físico. Às vezes a pessoa tem um café, uma loja, uma academia, um restaurante. Parece que, nesses casos, o digital não é tão necessário assim. Afinal, a venda final não ocorre por meio da internet.

Apetite pelo consumo

Se você pensa assim, vou contar um caso que vai fazer você mudar de ideia. Eu estava outro dia em um café com meu marido. Uma designer de sobrancelhas anda na rua prestando atenção nas sobrancelhas dos outros. Eu analiso as técnicas e as estratégias que cada empreendedor utiliza.

No caso desse café, estávamos esperando para fazer nossos pedidos quando notei uma televisão muito grande na parede. A tela mostrava vídeos de como os pratos eram elaborados, destacando a qualidade dos produtos e o processo de preparação de tudo o que havia no menu. No momento em que eu observei, a tela estava mostrando a preparação de um avocado toast. Não é meu prato favorito. Mesmo assim, eu senti uma vontade enorme de pedir um deles para provar. O vídeo mostrava um prato sendo preparado com cuidado e com produtos excelentes.

Esse é um exemplo de como usar o digital em um estabelecimento físico. Só essa ação já traz os seguintes resultados:

  • maior percepção de valor sobre os produtos, o que deixa o cliente disposto a pagar mais caro;
  • desperta desejo por outros produtos, pois se um parece ser bom, associamos essa qualidade aos demais;
  • fortalece a marca. Este texto é uma prova, estou contando desse café para todos os meus leitores;
  • criação de conteúdo capaz de ser distribuído em diferentes plataformas. O vídeo poderia estar em um canal da empresa no Youtube, em um vídeo no Facebook Watch, em um reels do Instagram ou em um vídeo no Tiktok;

Uma ação como essa, combinada com presença em mídias, cuidado com atendimento e um ambiente agradável, já leva o negócio para um outro patamar. Utilizar o digital é saber usar as plataformas de mídia e também telas (como a TV na parede), para surpreender o cliente, se diferenciar e fortalecer a imagem de marca. Tudo isso gera mais vendas.

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Outro caso interessante é de uma padaria que manda mensagem para os clientes no WhatsApp assim que sai uma fornada de pão quentinho. Em cerca de minutos, a fila começa a formar e os pães acabam rapidamente. Ou seja, observando o comportamento do cliente (quase todo mundo que vai numa padaria comprar pão, pergunta se a fornada saiu agora e se o pão está quentinho), a padaria tomou a atitude de utilizar um meio de comunicação digital para avisar às pessoas que já são clientes algo que elas mesmas gostariam de saber. Jogada simples, mas muito inteligente.

Comece devagar

Produzir conteúdo nas redes sociais é importante? Sim, extremamente. Mas para começar a inserir o digital no seu negócio, você não precisa fazer tudo o que é preciso ao mesmo tempo, pode começar com uma atitude simples que facilite a vida do seu cliente, baseada no próprio comportamento dele.

A partir dessa primeira ação, você irá se familiarizar com uma parte do digital e, observando o resultado positivo que ele gera no seu negócio, se animar para aprender os outros meios digitais que você pode utilizar para acelerar ainda mais os resultados do seu negócio.

Muita gente teme começar a utilizar o digital por querer fazer tudo – produzir conteúdo para todas as plataformas, criar um site, fazer tráfego pago, ter presença digital todos os dias, email marketing, etc. Isso é um erro. Não começar porque tem muitas possibilidades é arrumar desculpas para não fazer.

Faça o que você consegue, com o que você tem hoje, da melhor forma que você conseguir. Um passo de cada vez te faz chegar muito mais longe do que ficar parado no mesmo lugar.

Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, mentora e influenciadora digital. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos, foi reconhecida em 2018, através do ranking Forbes Under 30, como uma das jovens mais influentes do país, e, além de liderar três empresas, já ajudou mais de 6 mil alunas a empreender. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte e Isabela Matte Academy.

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