Empresa americana capta US$ 70 milhões para ser banco dos influenciadores

25 de julho de 2023
Divulgação

Cofundadores da Karat Financial, Eric Wei e Will Kim

A creators economy, também conhecida como a economia dos influenciadores, continua crescendo. De acordo com a estimativa do banco Goldman Sachs, o valor de mercado total endereçável do setor gira em torno de US$ 250 bilhões.

Apesar de sua escala, muitos criadores têm problemas para obter financiamentos, adquirir crédito pessoal e administrar suas finanças. Os bancos normalmente veem o trabalho autônomo como uma renda inconsistente. Pensando nisso, os cofundadores Eric Wei e Will Kim estão apostando que sua empresa Karat Financial pode ajudar as estrelas das mídias sociais a controlar suas finanças.

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1. Valide sua ideia sem construir nada Crie uma página online que descreva sua oferta e faça pré-vendas (limitadas). Vender algo sem ter nada para vender ainda é um pensamento muito incômodo, mas está se tornando padrão da indústria e é uma das formas mais seguras de testar se sua ideia tem potencial ou não. Construir uma página online hoje em dia definitivamente não requer nenhum conhecimento técnico. Existem muitos criadores de páginas sem código de baixo custo, e obter ativos de design básicos também é bastante barato. Dessa forma, você pode testar sua oferta com seu mercado-alvo e ver se consegue chamar a atenção e, o mais importante, a receita. Caso contrário, você pode usar as mesmas ferramentas para alterar sua oferta de forma barata e rápida e repetir o teste para ver se isso melhora seus resultados.more
2. Use ferramentas sem código para criar seu produto Em 2023, as ferramentas sem código estão se tornando cada vez mais avançadas. Essa é uma tendência que vai aumentar exponencialmente, principalmente com a introdução da IA capaz de codificar. Isso significa que você pode construir muito mais do que uma simples página de destino com muito pouco conhecimento técnico. Existem muitos serviços sem código por aí que você pode misturar e combinar para unir a versão alfa do seu produto. Se você conseguir ganhar tração, poderá reinvestir seus lucros para contratar uma pessoa técnica ou pode usar sua tração para levantar dinheiro de um investidor inicial, o que se torna muito mais provável se a tração que você está vendo indicar que você encontrou o produto certo.more
3. Forme uma equipe de fundadores com todas as habilidades necessárias para construir e vender seu produto Se não for possível construir sua ideia exclusivamente com ferramentas sem código e você precisar de soluções técnicas personalizadas mais complicadas, deverá envolver um cofundador técnico na equipe. Isso também é verdade para outras habilidades. Embora dois ou três cofundadores sejam ideais, não há limite para o número de pessoas que você pode envolver em sua equipe de fundadores. Se essas pessoas acreditarem na ideia e forem devidamente motivadas por uma participação no projeto, você poderá obter muitas habilidades, experiência e mão de obra sem ter que investir dinheiro em salários. Uma equipe fundadora competente pode facilmente produzir e vender um produto mínimo viável de alta qualidade gastando quase nada.more
4. Use o marketing de pagamento por conversão Finalmente, um dos maiores sugadores de dinheiro nos estágios iniciais é o marketing. Você pode facilmente gastar muito dinheiro promovendo seu MVP e obter um retorno muito baixo - especialmente se você ainda não encontrou um bom produto no mercado. É por isso que, desde o início, você precisa restringir suas estratégias de marketing para startups àquelas que não exigem investimento. Em outras palavras, você precisa se concentrar em atividades de marketing que pode fazer por conta própria gratuitamente (ou seja, marketing de conteúdo) ou precisa encontrar parceiros que estejam dispostos a vender seu produto com base no pagamento por conversão. Claro, isso é muito mais difícil do que pagar pessoas para anunciar você, mas pode ser sua única opção. Além disso, como seu objetivo principal é testar sua ideia e ganhar tração inicial, até mesmo parceiros de pequena escala podem fazer um ótimo trabalho para levar sua oferta a clientes em potencial.more

“Você pode ser um YouTuber que literalmente ganha milhões de dólares, entrar em um banco e ser tratado como lixo”, diz Wei, que notou o problema pela primeira vez enquanto trabalhava com criadores como gerente de produto no Instagram.

Em 19 de julho, a Karat – que oferece cartão de crédito e serviços bancários para pessoas que vendem via mídia social – anunciou que captou US$ 70 milhões, incluindo uma rodada Série B de US$ 40 milhões liderada pela SignalFire e US$ 30 milhões em financiamento de dívida da TriplePoint Capital.

Além disso, celebridades como Will Smith, o streamer de videogame Ludwig Ahgren e o chef do YouTube Nick DiGiovanni também investiram no negócio. A rodada eleva o valor de mercado da Karat para mais de US$ 100 milhões.

Ao mesmo tempo, Wei e Kim anunciaram um novo cartão bancário em parceria com a Visa que ajudará os criadores a estabelecer melhor o histórico de crédito pessoal, em comparação com seu produto atual, que é um cartão de crédito comercial.

Trajetória

Fundada em 2019, a Karat, com sede em Los Angeles, remunera a popularidade. No lugar das pontuações de crédito tradicionais, a Karat oferece linhas de crédito com base na influência social de cada criador – levando em consideração a base de seguidores em aplicativos como Instagram, YouTube e Twitch. “Grandes bancos e empresas de cartão ainda não se mudaram para o espaço do criador porque ainda o veem como algo realmente de nicho e pequeno – não vale a pena desenvolver esse novo modelo de subscrição”, diz Wei.

Wei e Kim dizem que usarão a nova rodada de capital para aumentar o tamanho e as ofertas de produtos da Karat para tornar a empresa a única escolha para as necessidades financeiras dos criadores.

“Vivemos em um mundo que usa um banco para guardar dinheiro, outro cartão para gastar dinheiro, um sistema de gerenciamento de despesas para rastrear recebimentos – é uma bagunça completa e temos a oportunidade de construí-lo desde o início”, diz Kim, que foi listado na Forbes 30 Under 30 de 2022.

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O novo cartão permite que os usuários criem crédito pessoal e tenham acesso a eventos de entretenimento e colaborações com marcas, além de proteção de compras e suporte fiscal. A nova arrecadação de fundos também ajudará a empresa a financiar um produto de empréstimo que dá aos criadores crédito avançado para pagamentos de patrocínio.

Embora Wei e Kim não compartilhem sua base de usuários, a dupla diz que seus clientes aumentaram cinco vezes desde sua Série A de US$ 4,6 milhões em 2021 e que os titulares de cartões têm mais de 1 bilhão de seguidores de mídia social combinados. “Estamos em um ponto em que cada pessoa que encontramos conhece um de nossos clientes”, afirma Wei.

Para eles, o objetivo em longo prazo é escalar a Karat além da economia do criador para se tornar o parceiro financeiro de artistas, criativos e freelancers dentro e fora das mídias sociais.

“Vimos, nos últimos 10 anos, toda essa peça do criador se desenvolver de um nicho para uma indústria que é a economia do criador”, diz Wei. “Vai ser apenas a economia, ponto final.”