L'Oréal aposta em tecnologia para alcançar pequenos varejos

1 de agosto de 2023

Sede da L’Oréal localizada na Califórnia.

A empresa francesa de cosméticos L’Oréal está investindo em tecnologia para expandir seu alcance a pequenos lojistas, fortalecer a presença da marca junto a clientes de diversas regiões no Brasil e, consequentemente, aumentar seu faturamento. Para atingir esse objetivo, a marca firmou uma parceria com o e-comprei, marketplace que conecta indústrias de beleza aos comerciantes de pequeno porte.

Anteriormente, os donos de farmácias ou perfumarias dependiam de representantes comerciais para ter acesso aos produtos da L’Oréal, o que demandava tempo. Com a nova plataforma, os comerciantes têm acesso direto aos produtos da L’Oréal e às campanhas comerciais, como descontos, combos e cupons, sem precisar lidar com a presença física de diversos representantes.

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Rodrigo Ribeiro, diretor da área comercial da divisão de grande público da L’Oréal, ressaltou que essa parceria reforça a missão da companhia de tornar os produtos de beleza mais acessíveis à população, democratizando o acesso. “Por muitas vezes, o pequeno empresário nem é visitado pela grande indústria. Infelizmente, minha equipe não consegue ir em todas as lojas. Agora, o lojista pode ter acesso aos nossos produtos, nossas promoções, lançamentos e novidades.”

A L’Oréal não divulga o faturamento. Segundo a empresa, a expectativa com a parceria é elevar as vendas em 20%, permitindo às lojas conveniadas vender 30% mais. Segundo Ribeiro, experiências anteriores com plataformas B2B resultaram em um aumento de quase 50% no faturamento dos pontos de venda em comparação com aqueles atendidos apenas por representantes.

Outro benefício que a parceria com o e-comprei trará para a L’Oréal é a oportunidade de expor suas marcas a um número maior de consumidores nos pontos de venda. “Sempre que você aumenta a distribuição, você vai chegar a mais consumidores com sua marca.”

Vinicius Hilkner, CEO do e-comprei, disse que o canal de perfumarias no Brasil não é digitalizado, e é exatamente esse o diferencial da plataforma que conecta, centraliza e organiza a oferta e a demanda de produtos de beleza e higiene em um só lugar. Em 2022, a plataforma movimentou cerca de R$ 13 milhões, e a expectativa para este ano é que esse valor aumente para mais de R$ 35 milhões, por meio de parcerias com indústrias.