Se pá, Hollywood veio falar com os manos da quebrada. Em meados de junho, a entrevista concedida pelo ator australiano Chris Hemsworth a Thiago Marques e Igor Cavalari, Forbes Under 30 na edição 2022, foi um divisor de águas na história do Podpah. O podcast, fundado por Marques e Cavalari, mais conhecidos por seus apelidos, Mítico e Igão, respectivamente, surgiu longe da Faria Lima e se consolidou como uma das principais forças do mundo dos podcasts brasileiros.
Perto de completar três anos de atividade, o Podpah não para de quebrar recordes: 7 milhões de inscritos no canal principal do YouTube e faturamento de R$ 18,5 milhões no primeiro semestre deste ano, valor semelhante ao da receita de 2022 como um todo. Os números se devem a marcas parceiras, como Brahma, Gilette e Itaú Unibanco, que transformaram o podcast em um fenômeno de publicidade. Ao todo, o hub de conteúdo fechou 100 parcerias em sua curta trajetória e hoje mantém 33 marcas em seu portfólio, sendo que 13 delas têm exclusividade.
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“Desde o primeiro episódio do Podpah, em setembro de 2020, tínhamos um planejamento de ser atraentes para as marcas. Então, eu colocava um refrigerante e um salgadinho na mesa, sabendo que aquilo seria importante para o nosso futuro como marca”, afirma Mítico.
Na visão de Victor Assis, CEO do Podpah, a internet sempre foi um território imprevisível para as marcas, já que era difícil controlar o comportamento dos criadores de conteúdo. Então, desde o início, o pensamento dos fundadores foi criar um ambiente seguro para que os parceiros não sentissem medo de se associar ao Podpah.
“Temos muita responsabilidade no que a gente fala e faz, dentro e fora do programa. Eu acredito que isso foi um divisor de águas para o cenário de podcasts, porque antes não existiam marcas grandes investindo nesse meio e confiando o seu nome a programas como os nossos”, diz Assis.
O podcast conta com uma audiência média mensal de 60 milhões de visualizações e 20,4 milhões de seguidores nas redes sociais. O faturamento não para de crescer. Em 2021, a receita do Podpah atingiu R$ 5,5 milhões e saltou 70,2% em 2022, chegando aos R$ 18,5 milhões. Para 2023, a meta é R$ 25 milhões.
Eles deixam claro que o foco não é o dinheiro, e sim a possibilidade de chegar aos lugares. “Nós sabíamos que, ganhando credibilidade com as marcas, seríamos sempre uma boa opção para estar nos grandes jogos e eventos e nós queremos marcar presença, sempre”, afirma Igão. “Hoje, apesar do nível que chegamos, nós continuamos batendo na porta das marcas que nos interessam e apresentando os nossos projetos e esperamos não parar nunca”, completa.
Reportagem originalmente publicada na edição 109 da revista Forbes Brasil