Fundador do Postmates cria aplicativo que transforma produtos usados em dinheiro

3 de outubro de 2023
John Phillips / Getty Images

O fundador da Postmates, Bastian Lehmann, está de volta com o TipTop

Bastian Lehmann passou 10 anos transformando o setor de entregas com o aplicativo Postmates, que trouxe uma forma popular de comprar produtos rapidamente. Agora, ele está de volta com uma nova startup chamada TipTop, que busca fazer o oposto: tornar mais fácil e lucrativo vender produtos.

Atualmente, existem serviços como o eBay e o Facebook Marketplace que oferecem maneiras de listar, preparar e precificar itens para revenda. Mas o TipTop tem uma abordagem diferente. Ele utiliza um software que prevê o valor de um produto e oferece ao consumidor dinheiro instantâneo, sem nem mesmo ver o produto. O aplicativo, chamado TipTop Cash, se conecta às contas do Gmail ou Amazon para escanear compras passadas e prever um valor justo a ser oferecido para cada item elegível – depois paga e envia alguém para buscá-lo.

Leia também:

Se o modelo parecer bom demais para ser verdade, é porque a nova empreitada de Lehmann traz consigo um alto risco. Os modelos do TipTop envolvem desde prever se um cliente pode ser confiável para devolver um produto não visto até adivinhar o preço de mercado e a demanda por esse item meses ou anos no futuro. Ao revender o inventário do cliente, o TipTop precisa encontrar uma margem que lhe renda dinheiro, sem forçar tanto a ponto de fazer com que seus clientes se sintam explorados.

“Muitas pessoas me disseram que nunca usariam a entrega de alimentos em algum momento de suas vidas”, acrescentou. “Depois, tornou-se totalmente aceitável apertar um botão e ter algo entregue”.

Após a ‘guerras das entregas’

Em janeiro de 2021, no mês seguinte à conclusão da aquisição integral da Postmates pela Uber por um preço de US$ 2,65 bilhões em ações, Lehmann foi dispensado, juntamente com muitos de seus antigos executivos e colegas.

Fundada em 2011 em São Francisco, a Postmates alcançou 10 milhões de clientes e uma receita trimestral de mais de US$ 100 milhões em 2020. Ela havia arrecadado mais de US$ 900 milhões de investidores de capital de risco a uma avaliação de US$ 2,4 bilhões e até mesmo havia entrado com um pedido de abertura de capital (IPO).

No entanto, a startup concorrente, DoorDash, havia conquistado uma parcela significativa do mercado de entregas, ultrapassando a Postmates em participação de mercado até o momento em que foi aberta ao público em março de 2021. A Postmates se uniu à unidade UberEats em uma aliança para sobreviver.

TipTop Cash

O aplicativo se inspirou na Affirm e em empresas de compra agora e pague depois, bem como em revendedores de moda como The RealReal e Thredup, além da própria Postmates.

Cerca de mil testadores beta experimentaram o TipTop Cash nos últimos meses, com a startup subsidiando US$ 1 milhão em ofertas de compra. O aplicativo permitirá que os clientes solicitem descontos em dinheiro para qualquer item para o qual tenham um recibo no futuro.

Lehmann apontou a conveniência e a transparência do TipTop como formas de se destacar. As transações aprovadas são depositadas quase instantaneamente em cartões de débito, ou em até três dias em contas bancárias; não é necessário envio, pois um entregador pega o produto no mesmo dia. Os preços, por outro lado, são gerados em tempo real e apresentados ao lado dos preços passados e projetados para os clientes.

Os modelos do TipTop só são capazes de fazer essas ofertas porque, quando você se inscreve, precisa dar acesso à sua conta do Gmail ou Amazon para que ele possa examinar seu histórico de compras, levantando preocupações potenciais de privacidade e segurança. Lehmann disse que os clientes desconfortáveis com essa disposição podem enviar manualmente recibos para ofertas únicas, embora possam não receber um preço tão favorável ou tão rapidamente.