Ibovespa cai com atenção a ata do Fed e votações no Congresso

21 de novembro de 2023

O Ibovespa iniciou o pregão em queda de 0,41%, atingindo 125.438 pontos, em um dia com uma agenda esvaziada de indicadores. As atenções do mercado estão voltadas para a ata do Federal Reserve (Fed), a reabertura dos mercados na Argentina após as eleições e para o Congresso brasileiro, que deve votar o projeto de lei que taxa fundos exclusivos e offshores.

No cenário cambial, o dólar apresentou pouca variação em relação ao real nos primeiros negócios desta terça-feira, após uma acentuada queda na sessão anterior, que ocorreu em meio a uma baixa liquidez.  Às 10h20 (horário de Brasília), a moeda norte-americana à vista registrava um avanço de 0,64%, sendo cotada a 4,88 reais na venda.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A ata do Comitê de Mercado Aberto (FOMC), que será divulgada às 16h (horário de Brasília) desta terça-feira, é aguardada para sinalizar a improbabilidade de aumento adicional nas taxas de juros pelas autoridades monetárias. No entanto, espera-se que o documento não declare claramente essa intenção enquanto a inflação permanecer significativamente acima da meta de 2% do banco central.

Na Argentina, os mercados financeiros retomam suas atividades após a vitória presidencial de Javier Milei e o feriado nacional da véspera. Os investidores estão preparados para uma firme recuperação dos ativos domésticos, alinhada aos ganhos observados na segunda-feira no exterior. As ações de empresas argentinas listadas nos Estados Unidos registraram ganhos de até 40% na segunda-feira, lideradas pela empresa petrolífera YPF.

No cenário nacional, os investidores estão atentos à reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira, que possui seis itens na pauta, incluindo o projeto da Presidência da República que tributa rendimentos de aplicações financeiras, lucros e dividendos de entidades controladas no exterior (offshores). O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, determina a tributação sobre os rendimentos de offshores devidos aos titulares, bem como rendimentos e ganhos de capital de bens incorporados a trustes. A redação final da Câmara também incorpora a Medida Provisória sobre a incidência da chamada taxa “come-cotas” nos fundos fechados.

Confira os principais índices:

EUA (futuros):

Dow Jones: -0,17%
S&P 500: -0,16%
Nasdaq: -0,29%

Europa:

DAX (Frankfurt): -0,04%
FTSE100 (Londres): -0,66%
CAC 40 (Paris): -0,41%

Ásia (fechado):

Nikkei (Tóquio): -0,10%
Kospi (Coreia): +0,77%
Xangai (China): -0,01%

(Com Reuters)