A edição 114 da Forbes Brasil, que traz 10 empresas mais inovadoras do Brasil, já está disponível no aplicativo da Forbes.
Esta edição é a prova de que inovação é um termo que faz cada vez mais sentido na vida e nos negócios. Prova disso é nosso personagem de capa, o estilista Ricardo Almeida, que, nos 40 anos de sua mais que bem-sucedida grife (e perto dos 70 anos de idade), decide chacoalhar tudo. Montou um espetacular “estúdio de consultoria de imagem”, como ele define, no não menos espetacular Cidade Matarazzo, um complexo arquitetônico, gastronômico, artístico e hoteleiro no coração de São Paulo que já foi definido como o melhor endereço da América Latina.
Ricardo entusiasma-se como um adolescente ao descrever os detalhes de seu novo local de trabalho: a acústica perfeita (apesar dos 770 metros quadrados quase sem paredes internas); a réplica de uma Lotus que Ayrton Senna pilotou (amante de velocidade, ele só não virou piloto profissional de motovelocidade por obra de uma curva molhada, que mudou sua trajetória na direção das confecções); uma centenária mesa de sinuca; e a moderna sala reservada à grife RA2, que toca junto com os filhos mais novos e que pretende turbinar a partir de agora (esse espaço é equipado com uma mesa de som onde ele e os “garotos” atacam de DJ). Seu legado acaba de ser registrado em uma websérie e um livro – fora isso, ele só fala no futuro. “Agora é que vamos começar de verdade”, decreta.
Esse espírito de inquietação jovial é o que também move as 10 Empresas Mais Inovadoras do Brasil, listadas a partir da página 46. Por mais que empresas como Bayer, Intel e O Boticário sejam gigantes consolidadas, elas (e as outras sete da lista) buscam o novo, o diferente, o melhor para seus stakeholders. Como mandam os tempos atuais, a preocupação ambiental e social domina a pauta de suas inovações, além, claro, do olhar para a saúde do próprio business. Bem-sucedidas nesses quesitos, elas foram pinçadas entre tantas outras que também merecem nosso respeito e homenagens.
Nossa especialista em agronegócio, Vera Ondei, conheceu uma fazenda em Paragominas, no Pará, e viu como é possível harmonizar pecuária e floresta – e fazer disso um case de produtividade e sustentabilidade.
O editor de Money, Cláudio Gradilone, por sua vez, analisa os impactos da eleição de Javier Milei, novo presidente da Argentina, no Mercosul e no Brasil. Em ForbesLife, o editor Décio Galina viajou até “depois do fim do mundo”, na Antártica, para trazer de lá imagens e relatos incríveis. E nosso publisher e CEO, Antonio Camarotti, foi até o Vale do Fogo, em Nevada, para uma experiência “épica”: dirigir o novo Rolls-Royce Spectre 100% elétrico – veja as impressões de Camarotti a partir da página 86.
Boa leitura!
Veja outros destaques da edição:
Colunistas
Enfim, temos notícias excelentes na economia, Steve Forbes
Um salto para o futuro, Mario Garnero
É hora de refazer as contas, Flávio Rocha
“Com quem” é o que realmente importa, Flávio Augusto da Silva
Mariah Carey, iPhones e a advocacia em jogo, Nelson Wilians
Os quatro cavaleiros do Apocalipse, Roberto Rodrigues
Roupas do sol ao ski, Donata Meirelles
A era da precisão, Dra. Letícia Nanci
Os restaurantes mais antigos do mundo, Carla Bolla
Leaderbord
Os impactos de Milei no Mercosul
Lançamentos da Ducati já têm dono no Brasil
Destaques na rede
Carbono além do mercado
Reportagens
Quando a floresta é lifestyle
10 Empresas Mais Inovadoras do Brasil
O recomeço de Ricardo Almeida
ForbesLife
Beverly Wilshire: hotel com experiências de cinema
Arquitetura: os 20 anos do Escritório Tupi
O que há em comum entre os GPs de Doha e Interlagos
Rolls-Royce Spectre: o espírito da eletricidade
A bordo do SH Vega, o sonho de chegar à Antártica
Evento da Forbes homenageia melhores CEOs
Mulheres do agro se reúnem no Bradesco Plaza
Mulheres de Sucesso trocam experiências
Paola Vilas fecha parceria com a Lancôme
Mil palavras: Rosana Paulino na Mendes Wood DM