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“Estamos honrados pela confiança depositada na visão da Brightline por figuras como o presidente Joe Biden, o secretário Pete Buttigieg e a senadora Jacky Rosen”, declarou o fundador e presidente Edens em um comunicado por e-mail. “Este é um momento histórico que servirá como base para uma nova indústria e será o modelo de como podemos repetir esse padrão em todo o país.”
A construção do novo trem, com uma extensão de 334 quilômetros, que percorrerá principalmente uma das principais rodovias interestaduais do oeste dos Estados Unidos, pode começar ainda neste ano de 2023. O objetivo é ter trens circulando a velocidades superiores a 321 km/hora entre o centro de Las Vegas e Rancho Cucamonga, um subúrbio a leste de Los Angeles, a tempo para os Jogos Olímpicos de 2028.
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O Brightline de Edens, a única empresa privada de trens de passageiros nos EUA, já opera entre Orlando e Miami, embora a velocidade desse sistema atinja no máximo 201 km/h. Os fundos federais concedidos ao Brightline foram disponibilizados pela Lei de Infraestrutura para ajudar o país, que está atrasado globalmente em trens de alta velocidade, a começar a construir tais sistemas. A empresa está levantando fundos adicionais de US$ 9 bilhões com investidores privados.
“O sonho do trem de alta velocidade americano está prestes a se tornar realidade”, disse Ray LaHood, ex-secretário de Transportes dos EUA e co-presidente da Coalizão de Trens de Alta Velocidade dos EUA, em comunicado enviado por e-mail.
“Estamos prontos para trabalhar para trazer nossa visão de viagem de trem de alta velocidade americana, fabricada nos EUA, de classe mundial e de última geração para a América”, disse ele no comunicado.