Bom dia. Estamos na sexta-feira, 15 de dezembro.
Cenários
O mercado comemora o recorde nominal do Ibovespa, “intraday” e no fechamento. O principal indicador do mercado acionário brasileiro chegou a superar 131 mil pontos na máxima diária durante a sessão da quinta-feira (14) e fechou a 130.842 pontos.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
A alta das ações foi provocada pela conjugação de dois cenários otimistas pelos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos. Nas últimas reuniões do ano, as duas autoridades monetárias indicaram baixas de juros superiores às esperadas pelo mercado.
Isso representou um momento de alívio para os investidores, com a perspectiva de aumento do consumo e de resultados melhores para as empresas, o que sustentou a alta das ações.
No entanto, esse movimento só será sustentável se houver, por parte dos investidores, uma percepção de redução de riscos. Ou seja, uma perspectiva de que os movimentos de redução da inflação e de baixa dos juros são sustentáveis.
Indicadores
- Brasil
IGP-10 (Dez)
Observado: 0,62%
Esperado: 0,49%
Anterior: 0,52%
IGP-10 (12M)
Observado: 3,56%
Esperado: ND
Anterior: 6,08%
- Estados Unidos
PMI dos Serviços (Dez)
Esperado: 50,6
Anterior: 50,8