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A empresa de streaming de música se aventurou em podcasts e audiolivros, enquanto busca aumentar sua base de usuários para 1 bilhão até 2030. O Spotify também aumentou os preços para seus assinantes e demitiu milhares de funcionários para impulsionar os lucros e aumentar a eficiência.
O número de usuários ativos mensais aumentou em 23%, para 602 milhões no quarto trimestre, superando a estimativa do próprio Spotify e as previsões dos analistas, de 601,33 milhões.
A empresa espera que os assinantes premium do trimestre atual atinjam 239 milhões, acima das estimativas de 238,3 milhões.
No entanto, a previsão do primeiro trimestre ficou abaixo das expectativas de Wall Street para o total de usuários e receita.
A previsão de usuários mensais do Spotify para o primeiro trimestre, de 618 milhões, ficou abaixo das estimativas de 618,8 milhões. A empresa espera que a receita chegue a 3,6 bilhões de euros, abaixo das expectativas de 3,64 bilhões de euros.
Depois de anunciar sua última rodada de demissões em massa em dezembro, o Spotify previu um prejuízo operacional no quarto trimestre entre 93 milhões de euros e 108 milhões de euros devido aos encargos.
A receita aumentou 16%, para 3,67 bilhões de euros, mas não atingiu as estimativas de 3,72 bilhões, já que sofreu um impacto das perdas cambiais.
A receita suportada por anúncios cresceu 12% em relação ao ano anterior, uma vez que a receita de publicidade de música voltou a acelerar, e a publicidade de podcast também cresceu dois dígitos.