-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Com uma idade média de usuários que varia entre 27 a 35 anos, a Klook tornou-se a marca de viagens mais procurada pelos millennials e geração Z em toda a Ásia. “Somos o primeiro ponto de contato deles quando estão planejando suas férias”, afirma Ethan Lin, cofundador e CEO da Klook, em uma entrevista na sede da empresa em Hong Kong.
Para impulsionar sua expansão, a Klook anunciou em dezembro que levantou US$ 210 milhões em uma rodada de capitalização da Série E+, liderada pela Bessemer Venture Partners, com a participação da EQT Private Capital Asia, do bilionário Jean Salata, e da Atinum Investment, apoiadora do Celltrion do bilionário Seo Jung-jin. Também participaram empresas proeminentes do Sudeste Asiático.
“A Ásia é um dos maiores mercados de viagens no mundo”, escreveu Bryan Wu, parceiro da Bessemer Venture Partners, em um comunicado por e-mail. “À medida que a penetração das reservas online continua a aumentar, a Klook, como líder da categoria, está melhor posicionada para crescer e se tornar uma plataforma de viagens de próxima geração forte.”
De acordo com a companhia, o capital da Série E+ será destinado à inovação, marketing social e digital, e à integração de inteligência artificial generativa em seu site e aplicativo. A Klook afirma que usará as capacidades de IA da Google Cloud para automatizar traduções para 10 idiomas, aprimorar seu chatbot de atendimento ao cliente K.Ai e gerar conteúdo escrito, como descrições curtas para atividades.
A Klook, cujo nome é uma abreviação da expressão em inglês “keep looking” – que se traduz para “continue procurando”-, permite que seus usuários reservem atividades, passeios e transporte pela plataforma. Fundada em 2014 por Fah, Lin e o CTO Bernie Xiaokang Xiong, a Klook oferece atualmente mais de 530 mil atividades – ou experiências – um aumento de cinco vezes em relação a 2019, quando oferecia mais de 100 mil, em 2,7 mil destinos ao redor do globo.
Com mercados-chave em Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan, a Klook também pretende explorar mais mercados no Sudeste Asiático, onde uma classe média em ascensão tem bolsos mais fundos para novas experiências. Viagens online, abrangendo voos, hotéis e outras acomodações, são um dos cinco principais pilares da economia digital do Sudeste Asiático, de acordo com um relatório de dezembro preparado conjuntamente pelo Google, Temasek e Bain.
Apesar do mercado amplo, o Klook enfrenta outros sites de viagens que disputam o mercado de millennials e Gen Z. Marcas como Agoda, Booking.com e Expedia são seus maiores concorrentes no mundo, enquanto na Ásia, esses concorrentes incluem a Trip.com, com sede em Xangai, e a Yanolja, com sede em Seul. Startups menores também entraram na disputa, incluindo a MyRealTrip, super aplicativo de viagens com sede em Seul, homenageada na lista ‘Forbes Asia 100 to Watch’ do ano passado, que levantou uma rodada de financiamento da Série F de US$ 56 milhões em janeiro, o equivalente a R$ 280 milhões.
Ainda assim, para Lin, o crescimento futuro da Ásia promete. No ano passado, a região ainda estava no “ano zero” após a pandemia de Covid-19, à medida que os países gradualmente suspenderam o distanciamento social e as restrições de viagem. “As pessoas estão procurando mais coisas para fazer, e acho que a Covid acelerou isso”, acrescenta ele. “Agora, as pessoas simplesmente querem experimentar a vida.”